10 desculpas científicas para justificar seus vícios

1

Carol Castro, na SuperInteressante

Você prometeu que depois do Carnaval cortaria os doces, reduziria as bebedeiras e ainda daria um fim na preguiça? Bem, a hora chegou. Mas se você quiser boicotar essas e outras ideias, a ciência dá uma mãozinha e oferece algumas desculpinhas para deixar tudo pra lá.

Primeiro que essa história de cortar os doces não tá com nada. Lembra aquele grupo de pesquisadores israelenses que separou quase 200 pessoas obesas em dois grupos diferentes, um com café da manhã leve e o outro com o dobro de calorias (com direito até a uma sobremesa)? No fim do dia, todos os voluntários consumiam a mesma quantidade de calorias. Mas quem se deliciou com um docinho logo cedo estava muito mais magro no ano seguinte. É que os outros, insaciados, quebravam as regras e atacavam as guloseimas fora de hora – e pela manhã o metabolismo trabalha mais rápido.

Aliás, vale lembrar: quem come chocolate com frequência é mais magro! E ainda fica mais perto de ganhar o Prêmio Nobel.

Quanto às bebedeiras, não se engane, elas realmente fazem mal para seu corpo. Mas faz de você um estudante mais feliz. Sociólogos americanos entrevistaram 925 universitários para conhecer os hábitos etílicos deles. Quem costumava beber mais de 4 drinks por festa se dizia muito mais feliz do que os abstêmios. Claro, eles saíam e interagiam muito mais do que os abstêmios.

Pois é, até os casais beberrões levam a melhor. Depois de analisar 69 casais, todos com 20 e poucos anos, pesquisadores descobriram que aqueles que bebiam juntos tinham menos problemas. É que eles se sentem mais próximos. Mas não se anime tanto, ok? Todos eles bebiam pouco – de um a três drinks, no máximo, por noite.

Você também se preocupa com a quantidade de café que toma por dia? Muito café faz mal, é verdade. Mas nem pense em cortar de vez a bebida. Uma pesquisa americana avaliou os dados de 400 mil pessoas, ao longo de 14 anos. E mostrou uma tendência: quem tomava 3 xícaras de café por dia corria menos risco de morrer.

Quer mais motivos? A gente refresca sua memória com outras pesquisas que já saíram por aqui: café deixa você mais forte e ainda te ajuda a ver o lado bom da vida.

Agora, se a preguiça for seu maior problema e sua casa refletir isso, não se preocupe. Sério. Primeiro:  arrumar a cama faz mal à saúde. Os ácaros encontram um ambiente muito mais quentinho e confortável em camas arrumadas – na bagunça, o ambiente fica frio e seco, aí os bichinhos fogem de lá. Segundo: limpar a casa também não faz bem. O corpo não descansa e o nível de estresse, acumulado de um dia inteiro de trabalho, continua em alta.

Pronto. Respire aliviado.

dica da Ana Carolina Ebenau

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 10 desculpas científicas para justificar seus vícios

Deixe o seu comentário