Cientistas dizem que golfinhos chamam uns aos outros pelo nome

golfinho

Casey Chan, no Gizmodo

A maioria das pessoas sabe que os golfinhos são muito inteligentes, mas não imagina o quanto: cientistas dizem que golfinhos chamam os nomes específicos dos seus entes queridos quando se separam uns dos outros. Eles são como nós!

O estudo, publicado em Proceedings of the Royal Society B, diz que os golfinhos usam assobios específicos para chamar outros golfinhos, a fim de se comunicar com eles.

Funciona assim: cada golfinho tem um assobio próprio para transmitir sua identidade – algo como “sou um macho adulto chamado João” – e outros golfinhos conseguem imitar esse assobio. Mas eles só copiam o assobio quando sãoseparados deste golfinho, como se estivessem chamando por ele. Segundo o Discovery News:

Os pesquisadores disseram que os golfinhos copiam os assobios específicos de entes queridos – a mãe ou um amigo próximo do sexo masculino, por exemplo – quando os dois estão separados. Estes “nomes” nunca foram emitidos em situações agressivas ou antagônicas, e só foram direcionados para os entes queridos.

Os assobios copiados também possuíam uma variação exclusiva, de modo que os golfinhos não estavam apenas imitando o outro – em vez disso, os golfinhos estavam colocando o seu “tom de voz” próprio.

O estudo foi realizado com dados acústicos obtidos entre 1984 e 2009 de golfinhos que vivem no mar. Os pesquisadores também analisaram dados de quatro golfinhos adultos que viviam em aquário. Soltos ou em cativeiro, o mesmo foi observado: separe dois golfinhos próximos, e um começa a chamar o outro pelo “nome”.

Então golfinhos conseguem falar? Mais ou menos. O estudo deixa claro que os golfinhos têm um “sistema de comunicação muito complexo e sofisticado” – e chamar outros golfinhos pelo nome é um começo. 

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Cientistas dizem que golfinhos chamam uns aos outros pelo nome

Deixe o seu comentário