Páscoa 2013 – Cuidado! Tem um coelho querendo te assaltar!

pascoa-coma-com-os-olhos-2013

Publicado originalmente no Coma com os olhos

Mais uma vez a Páscoa está chegando, e a corrida da indústria chocolateira atrás dos consumidores já começou. A data é quase um Natal antecipado para a indústria, com altas vendas, contratação de mão de obra extra, seja nas fábricas ou nos pontos de venda. Este ano, mais uma vez, todos os produtos estão entre 5% e 12% mais caros do que em relação à 2012.

As explicações para este aumento, dessa vez, são várias. A maior parte do avanço dos preços se dá aos insumos, como cacau, açúcar, embalagens e mão de obra. Além dos aumentos, as indústrias sabem que o volume de vendas de 2013 deve ser menor pelo fato que a data acontecerá antes (31 de março), num momento em que a maioria dos consumidores ainda estará com pagamentos relativos ao final e início de ano ainda em andamento. Sem contar com as elevadas temperaturas, o que afasta o consumidor dos chocolates.

Tudo isso é muito lindo, mas o que mais importa é o seu dinheiro. Você trabalha muito pra ganhá-lo e sabe o valor que ele tem. Este espaço também entende que o custo operacional de criação, produção, manipulação, estocagem e transporte dessa linha de produtos é absurdamente maior. Além do fato de Ovo de Páscoa ter ar de presente especial. Então, nada mais lógico que o produto tenha um valor agregado muito maior. Aliás, absurdamente mais alto.

E quem paga o pato (no caso coelho), é você, consumidor final.

O que quero deixar claro aqui, não é um boicote às empresas e seus ovos, e sim uma maior consciência pelo que você está pagando. Há muito tempo que a Páscoa perdeu sua simbologia e tradição, hoje é apenas uma data de fartura de chocolate, simples assim.

Se você faz questão da troca de ovos de chocolate, ou se tem filhos, sobrinhos, netos e afins, e não consegue fugir dos presentes, ok, vá em frente. Agora se você não se importa com ovos de chocolate, faça diferente.

Márcio Gazetta, leitor e morador de Americana/SP, diz que “Quando estou com paciência, chamo minhas filhas e fazemos ovos. Quando não, o sistema é bruto e compramos barras de 1 quilo. E elas vão comendo o quanto querem. Já ensinei que o formato de ovo é só comércio. – Ahhh, mas vai estragar a infância delas – Penso que elas já crescem sabendo que a vida é dura mesmo, mas adoçam as mágoas nos pedaços que nem cabem direito na boca.”

Sendo assim, logo abaixo deixo uma breve comparação dos preços dos Ovos de Páscoa versus suas barras de origem dos principais fabricantes do país. A diferença é gritante. Será que toda essa diferença é apenas baseada no altos custos citados no início da matéria? Ou será que além de tudo isso, essa é a época de, simplesmente, lucrar muito mais? Fica a pergunta.

pascoa-2013-nestle1

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Páscoa 2013 – Cuidado! Tem um coelho querendo te assaltar!

Deixe o seu comentário