Facebook apresenta novo feed de notícias nesta quinta-feira

Usuários deverão poder filtrar o conteúdo exibido por categorias, como fotos, músicas e aplicativos

Mudança deve agradar aos anunciantes, que vinham pressionando a companhia por uma plataforma mais atraente para propagandas

Mark Zuckerberg apresenta mural representando as interações dentro da rede social Reuters/Arquivos

Mark Zuckerberg apresenta mural representando as interações dentro da rede social Reuters/Arquivos

Publicado originalmente em O Globo

O Facebook vai anunciar nesta quinta-feira uma reformulação visual no chamado “feed de notícias”, a seção principal do site, onde o internauta vê o conteúdo compartilhado por seus amigos. O objetivo é que o novo design faça com que os membros passem ainda mais tempo na rede social, atraindo mais anúncios.

A empresa agendou para esta tarde entrevista com jornalistas em Menlo Park, Califórnia, onde fica sediada, para apresentar a novidade, que já havia sido insinuada em janeiro pelo fundador e diretor-executivo da companhia, Mark Zuckerberg, durante conferência com analistas financeiros. Na ocasião, ele adiantou que a ideia era transformar o feed em um espaço mais generoso para fotos, exibindo mais vídeos e “anúncios mais interessantes”, segundo o “New York Times”.

— Anunciantes querem coisas realmente importantes, como amplas fotos ou vídeos, e, historicamente, a gente não tem entregado isso — disse Zuckerberg naquela conferência.

Introduzido há sete anos, o feed de notícias jamais sofreu mudança significativa. Segundo um empregado da rede social informou ao site especializado TechCrunch, a nova seção permitirá que o internauta filtre o conteúdo exibido ali por categoria.

No topo da página deverá haver múltiplas opções de feed para escolher, como o de imagens, que só exibirá fotos postadas no próprio Facebook ou no Instagram, que pertence à companhia. É provável que também haja um feed de música, que mostrará o que os contatos estão ouvindo, em quais shows tem ido etc. Também especula-se que haverá categorias dedicadas a notícias, vídeos e aplicativos.

Especialistas afirmam que a segregação de conteúdo permitirá a veiculação de anúncios direcionados de forma mais eficaz. Também entende-se que, ao favorecer fotos maiores, a rede social abrirá espaço para propagandas mais relevantes no formato de imagem.

O Facebook não comentou os rumores sobre a reformulação. No momento, a rede social também implementa mudanças visuais na Linha do Tempo, que reúne informações e conteúdo compartilhado por determinado membro.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Facebook apresenta novo feed de notícias nesta quinta-feira

Deixe o seu comentário