77 milhões de meninas sonham em ir à escola

título original: Meryl Streep, Selena Gomez e Anne Hathaway participam de filme em prol da educação de meninas

GirlisRaising525

Publicado originalmente em O Fuxico

Um time de pessoas notáveis se engajou em importante campanha que visa acabar com o drama de meninas ao redor do mundo que lutam pelo direito de estudar. Capitaneados por Anne Hathaway, nomes como Cate Blanchett, Selena Gomez, Liam Neeson, Priyanka Chopra, Chloë Moretz, Freida Pinto, Salma Hayek, Meryl Streep, Alicia Keys, e Kerry Washington emprestaram suas vozes e apoio. Trata-se do filme da Girl Rising, que visa apoiar mais de 66 milhões de meninas que sonham com o direito de ir à escola.

Trata-se de uma ação global, que se chama10X10, pela educação de meninas. A primeira grande iniciativa é o filme Girl Rising (Crescimento da menina).  A campanha foi criada por um grupo de jornalistas que, motivados pela causa, chegaram à simples conclusão de que educando meninas é possível mudar o mundo.

O lançamento aconteceu em 11 de outubro de 2012 quando foi celebrado o primeiro ano do Dia Mundial das Meninas, instituído pela Assembléia Geral da ONU.

O Filme

A ideia do filme Girl Rising surgiu após o triste episódio envolvendo a garota paquistanesa Malala Yousufzai, de 15 anos, que em  9 de outubro de 2012 foi baleada na cabeça e no pescoço pelo Talibã. Ela estava a bordo de um ônibus, no trajeto de casa para a escola. Malala e sua família se transformaram em alvo do Talibã devido ao seu trabalho defendendo a educação feminina em seu país.

Girl Rising conta histórias extraordinárias de meninas de todo o mundo lutando para superar a impossibilidade de estudar e será lançado mundialmente em 7 de março de 2013, véspera do Dia Internacional da Mulher.  Ao redor do mundo, milhões de meninas enfrentam barreiras para estudar e, muitas vezes, sofrem graves consequências por insistirem nesse sonho. O mesmo não acontece com meninos.

Vale lembrar que quando uma garota se educa, ela consegue o feito de quebrar ciclos de pobreza que assombram sua família, em apenas uma geração. Entre as histórias relatadas estão as de duas meninas de projetos da Visão Mundial na Índia e Etiópia.

A proposta de Girl Rising é chamar a atenção para o tema, aumentar a consciência mundial e estimular, tanto a ação, quanto o financiamento para projetos relativos ao problema.

Entre os parceiros que apoiam a iniciativa está a rede de TV CNN, que exibirá o filme Girl Rising para milhões expectadores ao redor do mundo.

Em relação às doações, a campanha propõe que cada pessoa doe US$ 50 para contribuir com a educação de uma menina durante um ano inteiro.

Como ajudar?

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 77 milhões de meninas sonham em ir à escola

Deixe o seu comentário