Bebê se salva de afogamento e vira hit na internet

Técnica ‘anti-afogamento’ do Infant Swimming Resource pode ser ensinada a crianças a partir dos 6 meses de idade 
Ana Paula Andrade, na CARAS

Vídeo mostra menino se salvando de afogamento na piscina e vira hit na internet com mais de 7 milhões de visualizações. A proeza foi possível graças à técnica que pode ser aprendida por bebês de 6 meses de idade. E serve de alerta, pois os afogamentos estão entre as principais causas de morte de crianças.

Nas aulas do ISR, o bebê aprende a se virar sozinho e a boiar, até que seja resgatado

O vídeo de um bebê se salvando de um afogamento na piscina é sucesso na internet com mais de 7 milhões de visualizações no YouTube (são duas versões, confira abaixo). O pequeno Miles – que aparenta ter pouco mais de 1 ano –  cai na água e, sozinho, se vira, começa a boiar e grita para chamar a atenção dos pais. Ele fica nessa posição por mais de 5 minutos, tempo em que um bebê “comum”  já poderia ter morrido afogado.

A proeza foi possível graças ao treinamento do menino na escola americana Infant Swimming Resource (‘técnicas de natação infantil’, em tradução livre), que ensina os pequenos – literalmente – a se virarem sozinhos e a boiar caso caiam acidentalmente na piscina. Se não tivesse sido ensinado, talvez Miles já fizesse parte das tristes estatísticas que colocam o afogamento como a principal causa de morte de crianças menores de 4 anos nos Estados Unidos. No Brasil, os afogamentos são a segunda causa de óbito entre crianças de 1 a 14 anos, de acordo com dados da ONG Criança Segura. Em 2010, 1.184 crianças morreram afogadas, segundo o Ministério da Saúde.
Fundada em 1966 por Harvey Barnett, o ISR dá aulas para bebês a partir dos 6 meses de vida.  No site da escola, o texto diz que “crianças são curiosas, espertas e têm uma incrível capacidade de burlar cercas e portões de piscinas. O ISR aproveita essa habilidade de superar obstáculos para ensinar os bebês a salvarem suas próprias vidas”. O treinamento básico, feito por profissionais certificados, leva cerca de seis semanas, tempo em que o bebê aprende a se virar, boiar e se acalmar até que seja resgatado. Nem é preciso dizer que não se deve tentar fazer o treinamento em casa sem a orientação de um profissional especializado.

O vídeo impressiona e vale como alerta para ressaltar os perigos que rondam a rotina de uma criança. Lembre-se que os bebês precisam de supervisão constante de um adulto, pois podem se envolver em acidentes em questão de segundos. Todo o cuidado é pouco, principalmente quando há uma piscina por perto.

Confira o vídeo que virou hit na web:

E a versão estendida, que mostra parte do treinamento:

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Bebê se salva de afogamento e vira hit na internet

Deixe o seu comentário