Crato-CE: Pastor Silas Malafaia foi malhado como o Judas do ano

20130331102604_meio

Publicado no site Miséria

Com 4.300 votos neste ano, o personagem que mais incomodou a população cratense foi o pastor Silas Malafaia, o Pastor Homofóbico, segundo eleitores cratenses.

Devido ao seu posicionamento supostamente preconceituoso em relação aos homossexuais, o pastor, foi eleito e malhado na noite de ontem como Judas do Crato.

Os concorrentes ao título foram o senador Renan Calheiros, que recebeu 3.817 votos, as drogas, com 1.804, em terceiro lugar, com 1.338, o Doutor Picaretonio Obra Lerda, seguido pela usina hidroelétrica de Belo Monte,1.263. Após a eleição democrática, a declaração do resultado aconteceu no último dia 9.

Simbolizado a recusa do povo, foi confeccionado um boneco de três metros de altura que desfilou em uma carroça de tração animal pelas principais ruas da cidade. A obra é do artista plástico Everardo Oliveira.

Neste sábado de aleluia (30), com a participação de artistas populares, bandas cabaçais, grupos de caretas e da sociedade, aconteceu o cortejo até o Centro Cultural do Araripe, onde é realizado o tradicional roubo ao sítio do Judas.

Silas Malafaia, que é pastor da Assembleia de Deus, tornou-se notório em todo o País, quando através de suas pregações, tem destacado sua opinião aos homossexuais. Em entrevista a revista Veja, no ano passado, disse que ter uma “opinião não significava homofobia”.

A malhação do Judas do Crato é um dos eventos tradicionais da cultura local. A festa acontece de forma espontânea, em vários bairros da cidade. A mais antiga é a da comunidade Sagrada Família. Na Reffsa, a expectativa que acontece no final da trade desse domingo (31). A expectativa dos organizadores é que  mais de 8 mil pessoas compareçam para presenciar a leitura do testamento feito em versos de cordel e a explosão do boneco. Logo após o ritual, serão oferecidas apresentações de bandas de forró pé de serra.

8606424776_bc7ffcec50_oPastor Silas Malafaia foi malhado como o Judas do ano no Crato (Foto: Michel Dantas/Agência Miséria)

Há 13 anos, a Sociedade Cariri das Artes realiza a Malhação do Judas, como forma de fortalecer a democracia e a participação popular. Por isso, mantém características educativas, entre elas, a discussão de problemas sociais, eleição pelo voto popular e valorização das tradições culturais regionais.

A manifestação envolve artistas, companhias teatrais, de circo e dança. Ainda na primeira edição, a malhação foi planejada para abordar os aspectos políticos e sociais que não satisfazem a comunidade.

Com a colaboração de YACANÃ NEPONUCENA/NORMANDO SÓRACLES

dica do Wanderlan Gomes

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Crato-CE: Pastor Silas Malafaia foi malhado como o Judas do ano

Deixe o seu comentário