Mídia social: Qualquer pessoa pode ser encontrada em apenas 12 horas

Cientista do Instituto Masdar realiza estudo que mensura a rapidez com que é possível rastrear indivíduos aleatórios em todo o mundo utilizando redes sociais

midias-sociais-nas-empresas

Publicado originalmente no ProXXIma

Em 1967, o psicólogo americano Stanley Milgram enviou 160 pacotes para pessoas escolhidas aleatoriamente nos EUA, pedindo-lhes para encaminhá-los a um único indivíduo que vivia em Boston. A tarefa incluiu uma regra simples: Os destinatários só poderiam enviar cada parcela para alguém que sabia em uma base do primeiro-nome.

Para sua surpresa, Milgram descobriu que o primeiro pacote chegou ao seu destino através de apenas duas pessoas. Em média, ele descobriu que as encomendas chegaram ao seu destino através de cinco pessoas, o que equivale a seis graus de separação.

Desde então, o trabalho de Milgram tem sido utilizado por diversas empresas e recentemente foi adotado nas redes sociais. Por exemplo, a Microsoft diz que as pessoas na sua rede do Messenger estão separados por 6,6 graus de liberdade. Já o Facebook relata que os seus usuários estão separados por apenas quatro graus.

Mas há outro elemento deste trabalho que tem sido menos bem estudado, que é o tempo que se leva para viajar via rede social. No experimento de Milgram, o primeiro pacote chegou em apenas quatro dias. Mas os outros levaram muito mais tempo.

Assim, uma questão interessante é a rapidez com que é possível percorrer uma rede social – para rastrear uma pessoa aleatória em toda a rede.

Hoje, temos uma resposta graças ao trabalho do Alex Rutherford, do Instituto Masdar de Ciência e Tecnologia, em Abu Dhabi. O cientista conseguiu medir o tempo que se leva para rastrear indivíduos aleatórios em todo o mundo, utilizando redes sociais.

A conclusão do estudo aponta que, em média, qualquer pessoa tem apenas 12 horas de separação de outra. O mais interessante foi a forma com que Rutherford conseguiu atingir esse resultado. O cientista e alguns amigos participaram de um concurso intitulado Desafio Tag, no qual o objetivo era encontrar cinco pessoas, em cinco cidades diferentes na América do Norte e Europa. Eles venceram o concurso e, de quebra, atingiram um resultado surpreendente.

Via Mashable

dica do Guilherme Massuia

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Mídia social: Qualquer pessoa pode ser encontrada em apenas 12 horas

Deixe o seu comentário