Jornalista Magali Cunha analisa discurso de Damares Alves: “Apresenta elementos críticos genéricos e imprecisos, inverdades e manipulação explícita de dados”

pastora-damares-alves-2

título original: Assessora da Frente Parlamentar Evangélica ataca governo federal em palestra e fornece argumentos para reações das igrejas a políticas públicas

Magali do Nascimento Cunha, no Mídia, Religião e Política

Um vídeo postado no Youtube e amplamente disseminado nas redes sociais e em sites e blogs evangélicos mostra uma palestra de Damares Alves, realizada na Primeira Igreja Batista de Campo Grande (MS), na noite de 13 de abril, com o tema “O Cristão diante de Novos Desafios”. Damares Alves é apresentada como pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular, com intensa atuação política: é assessora do Senador Magno Malta, assessora jurídica da Frente Parlamentar Evangélica e da Frente Parlamentar da Família e Apoio a Vida e diretora de assuntos Parlamentares recém-criada Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE). Ela também atua como secretária nacional do Movimento Brasil Sem Aborto.

Damares Alves constrói o seu discurso com base em extratos de materiais veiculados em período recente – cartilhas, produzidas fundamentalmente pelos Ministérios da Saúde e da Educação; livros produzidos para crianças e adolescentes; e outros produtos impressos – para criticar o que classifica como a disseminação de uma apologia ao sexo e às drogas entre crianças e adolescentes, em especial nas escolas, coordenada pelo governo federal. É enfatizada uma crítica ao governo brasileiro nos últimos dez anos como responsável por tal situação que ameaça a família brasileira. A pastora cobra uma ação mais enérgica das igrejas evangélicas contra estas autoridades que estão lá, segundo o seu discurso, “porque nós deixamos”.

O clima em torno da palestra se dá também no contexto dos acontecimentos em torno da indicação do Deputado Federal do PSC Pastor Marcos Feliciano para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, e toda a controvérsia de sua plataforma relacionada às questões que envolvem a sexualidade humana. Vale registrar que o culto em que Damares Alves participou foi realizado na Primeira Igreja Batista de Campo Grande (MS) onde, um dia antes (12 de abril) foi realizado um evento político: o Encontro Estadual de Lideranças Evangélicas.

Segundo a revista Carta Capital, entre os 350 pastores presentes no evento havia 25 parlamentares, como a vereadora Rose Modesto (PSDB), liderança da bancada evangélica local e autora da lei que obriga o poder público a apoiar eventos evangélicos, Herculano Borges (PSC), que aprovou projeto para proibir a instalação de máquinas de preservativos nas escolas, e Alceu Bueno (PSL), opositor do reconhecimento de uma associação de travestis como de utilidade pública.

O encontro foi aberto pelo presidente do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp) que ali estava para formalizar a criação da Frente Parlamentar Evangélica da cidade, por isso a presença dos pastores da cidade na reunião com o objetivo de: “Alinhar os evangélicos para disseminar valores cristãos por meio de leis políticas públicas” (veja aqui).

São esses valores que Damares Alves declarou defender por meio do conteúdo apresentado. Ao se assistir integralmente a palestra de 1h13m, porém, percebe-se que a seleção de materiais da qual a advogada faz uso, são extratos adaptados artificial e forçosamente a sua pauta de abordagens. Os extratos são apresentados como se fossem a íntegra das cartilhas e livros e a explicação oferecida traz, além de elementos críticos genéricos e imprecisos, inverdades e manipulação explícita de dados para dar veracidade às abordagens.

Damares Alves tenta apagar tais generalismos, imprecisões e manipulações com justificativas como “tenho muita coisa para mostrar, tenho que passar rápido”; certamente, ao se apresentar num culto evangélico, dificilmente haveria contraposição, tal o caráter de verdade atribuído à sua palavra.

Uma pesquisa para a produção deste texto em cada exemplo/argumento apresentado de Damares Alves demonstra claramente o que está dito acima. A pesquisa se configurou na busca de informação sobre os materiais citados em cada slide apresentado na palestra, com acesso direto à fonte e/ou em referências sobre ela, e comparação das informações coletadas com os argumentos apresentados na palestra. A reprodução das falas segue com fidelidade a forma da referida palestrante. O resultado é exposto em texto que pode ser acessado aqui.

dica do Sidnei Carvalho de Souza

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Jornalista Magali Cunha analisa discurso de Damares Alves: “Apresenta elementos críticos genéricos e imprecisos, inverdades e manipulação explícita de dados”

15 Comentários

  1. Aldo disse:

    Assisti na integra a palestra da Dra. Damaris. Não a conheço, porem pela minha formação Academica em comunicação e como cidadão, Pai de familia e avô. E tambem voluntario em atendimento com pessoas problematicas na area psicosocial. Façoa aqui minha avaliação, presencio problemas decorrentes da infancia, que é a base para o futuro da familia e da sociedade. Os traumas vivenciados em qualquer area com certeza vão trazer consequencias e agravantes no futuro da pessoa inclusive nos relacionamentos. O que foi mostrado na palestra são fatos, deixando de lado qualquer atitude de manipulação. Avaliando a veracidade dos documentos apresentados; o assunto é serio e merece conhecimento publico. Tendo em vista tambem a denuncia no uso de recursos publicos na divulgação das cartilhas. Deixando de lado a religião, vejo isso como cum caso de saude publica, começa na mente passa pelo corpo e termina na cova. O que estamos construindo se não observarmos os erros, certamente poderá se tornar um problema de dificil solução, um cancer. – obrigado pela oportunidade.

    • SILVIO disse:

      CARO ALDO, CONCORDO COM VOCÊ PELA ISENÇÃO DO SEU POSICIONAMENTO SEM LEVAR EM CONTA EVENTUAL MANIPULAÇÃO OU USO DE IGREJAS, MAS, ONDE HÁ FUMAÇA HÁ FOGO, E SE ESTAS LEIS MENCIONADAS PELA DRA. DAMARIS ESTÃO DANDO ORIGEM A DESTRUIÇÃO DE NOSSA FAMÍLIA COM DROGAS E PROSTITUIÇÃO INFANTIL OU CRIANDO ACESSO A ISTO, DEVEMOS ESTUDA-LAS PARA DESTRONAR SEUS AUTORES E ASSESSORES, QUE LOGICAMENTE TEM INTERESSE ECONÔMICO NA LIBERAÇÃO DAS DROGAS E PROSTITUIÇÃO INFANTIL, POIS, DINHEIRO\LUCRO É A RAZÃO DISTO TUDO E NÃO SOU UM LEIGO MAS TAMBÉM PAI DE FAMÍLIA. PORTANTO, VAMOS NOS ATER NAS LEGISLAÇÕES E MATERIAL DITO INFORMATIVO FORNECIDO PELO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA PARA PODER DERRUBAR ESTA GENTE, QUE ESTÁ ENTREGANDO O BRASIL PARA TRAFICANTES DE DROGAS E PESSOAS PARA PROSTITUIÇÃO.

  2. Carlos disse:

    A única coisa que depõe contra as provas expostas por Damares é o título desse texto. “…elementos críticos genéricos e imprecisos, inverdades e manipulação…” parece ser a crítica dessa jornalista, nada do que está nesse texto torna menos grave os absurdos que esse governo ditatorial está fazendo… e ainda há de querer fazer, apoiado na popularidade comprada por beneces e dinheiro público.

  3. Suzana Bandeira disse:

    A palestrante pode ter alterado alguns fatos, mas não conseguiria manipular tudo o que está acontecendo. Ou alguém tem dúvida sobre os rumos que o país está tomando? Eu conheço professores petistas, funcionários públicos, é claro, que acham tudo natural: criança transar, drogas para adolescentes, tudo bem, desde que o salário deles caia no fim do mês. A única chance de tirar o PT de lá está com os evangélicos, eles possuem certezas.
    Em tempo: não tenho religião e acho que a vida é só biologia, mas gostei muito da palestra da Sra. Damares.

  4. Leudjanio Bispo dos Santos disse:

    COMO VAI A EDUCAÇÃO EM NOSSO PAÍS, “INSTRUI O MENINO NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR, E, ATÉ QUANDO ENVELHECER, NÃO SE DESVIARÁ DELE” (PROVERBIO: 22,6). Estes seriam os Princípios básicos para uma sociedade melhor, mas os que vimos no congresso Nacional e vergonhoso aprovaram cartilhas para os professores ensinar os nossos filhos e netos a fazerem uso dos órgãos sexual com dois anos, Deus fala em sua palavra assim, “E CRIOU DEUS O HOMEM Á SUA IMAGEM; Á IMAGEM DE DEUS O CRIOU; MACHO E FÊMEA OS CIOU”. (GÊNESIS: 1,27). Não e isso que os políticos eleitos pelas famílias desse País estão fazendo, Eles estão tentando destruir a essência da família tradicional, Homem mais Mulher e filhos igual á família de Deus. Que democracia e essa, o povo não pode opinar, escolher seus direitos básico, estamos caminhando para uma ditadura permissiva, pior até mesmo que a antiga ditadura, O comunista etc. Mas quando Deus levanta um homem ou uma Mulher de Deus para denunciar esses políticos que só se preocupa com os seus interesses ao invés de se preocupar com o desenvolvimento do País e das crianças Brasileiras, somos perseguidos por sermos Cristãos, mas aqui não se trata de Religião, São direitos do Estado e do Governo Federal na manutenção do ensino ao cidadão de Bem. Exigimos uma sociedade mais justa na Educação, Saúde e Segurança Publica. Em Maceió aumenta assustadoramente o índice de criminalidade ao nível mundial, acidente de transito no Brasil também é assustador, os números de jovens participantes de crimes em geral e assombroso, vir relato de um jovem de 17 anos e idade que foi preso após matar a sétima vitima, ele falou em rede nacional que ainda falta matar três jovens, ele falou que não tinha medo de ir preso, pois aqui não tinha pressão perpetua nem pena de morte, são depoimentos assustadores, isso deixa bem claro que as leis em nossa constituição precisa de algumas mudanças, mas o nossos lideres estão preocupados em aprovados as seguintes leis, 1135/91 – Aborto, PL 122 – Lei que aprova o casamento de duas pessoas do mesmo sexo, contrariando os princípios da Família Brasileira. Eu como cidadão de bem não aceito estas leis aprovadas a escondidas, deixe esse direito ao povo escolher.

  5. Mário disse:

    A jornalista, Magali, por incrível que pareça, embora afirme que a Damares Alves não apresentou nada de concreto na palestra realizada , contra-argumenta os fatos apresentados por ela sem expor sequer uma informação que possa refutar totalmente os absurdos que a Assessora Parlamentar mencionou. Ou seja, usou o espaço para desmentir a Damares Alves e, simplesmente, não conseguiu. E a resposta para isso é muito simples. Contra fatos não há argumentos!! Ainda bem que a Damares Alves teve a coragem de denunciar tudo isso. Pelos comentários aqui expostos, não é preciso ser religioso para ficar indignado com essa nojeira que estão querendo implementar na sociedade brasileira. A família é a célula mater da sociedade e atacá-la, subjugá-la dessa forma, merece uma resposta de todos nós que sentimos náuseas só de assistir o video da Damares. As eleições presidenciais se aproximam!!!

  6. Jonas disse:

    Magali, acredito que nem leia isto, mas se tiver tempo para fazê-lo reavalie sua opinião, você está se auto enganando e tentando gerar polemica sobre um assunto sério e verídico.
    A Democracia é isso, deixa o ser livre para pensar, alguns, muitas vezes, pensam somente “fezes” …
    Muito antes da Democracia tomar forma, Deus proporcionou ao Homem o dom do livre arbítrio, é isso que nos diferencia dos demais animais, porém, os animais denominados irracionais pensam e agem em prol da família mais que você com seu pensamento expresso nas linhas acima.
    Peça perdão a Deus, independente que fé professe, católica, indú, etc… por que você está fazendo mal uso de seu livre arbítrio.
    Você trabalha?! creio eu, consequentemente paga Impostos, se assim o é, pensou em que seu $$$ além de financiar “fezes” está presenteando Cuba com modernização de Portos, enquanto isso no Brasil, um Porto no Amazonas ruiu Rio abaixo (pesquize na rede).
    Nosso Nordeste clama por auxílio, de nossos Impostos e o que dispõe, nada …
    Hoje as notícias publicam que o Brasil vai financiar melhoria da Educação Superior na África (folha.uol.com), pergunto pra você que defende a idéia de que Dra Damares deturpou o assunto:
    Por que o Governo Brasileiro não propõe e encaminha esse material para a África, para desde a infância educá-los com esse material, o Ensino Superior poderia ser melhorado na origem, pensou no assunto ? ….
    Aprendi que quando ofertamos algo para alguém, ofertamos nosso melhor, por que não oferecer esse material, produtos novinhos em folha, belas gravuras, etc…
    Acorda moça, você não nasceu de duas mulheres ou de dois homens, naceste de um homem e uma mulher, ou, se nasceu em um laboratório, ao menos de um óvulo (saído de mulher) e um esperma (saído de homem), logo, não despreze sua origem, abra os olhos, você não pode mudar sua vida passada, mas sem dúvida pode recomeçar para tê-la melhorada.
    Deus a abençoe e ilumine.

  7. raul alves disse:

    Será então que é mentira que o deputado Jean Wyllys e Cia estão querendo impor a ditadura gay?
    será que é mentira que o deputado Jean Wyllys quer legalizar a prostituição no Brasil ?
    Contra fatos não há argumentos, estamos vivendo o pior período da história do Brasil, com um governo
    corrupto, imoral, contrário aos valores cristãos e familiares. Que apoiam leis absurdas e gastos públicos como nunca antes visto neste país. Acredito sim que este governo da Dilma é capaz de apoiar esta imoralidade contra nossas crianças.

  8. prata ribeiro disse:

    Realmente, nossas crianças estão sendo alvo de manipulação educacional. Além das denúncias da Drª Damaris , os brasileiros (evangélicos ou não) não podem ignorar que a televisão tanto aberta como paga, com seus desenhos e filmes, desviam nossas crianças e jovens com os conteúdos sensuais (inclusive pratica de sexo em filmes e novelas) e conteúdos de violências; em qualquer horário. A internet então, nem se fala. Os evangélicos no entanto, cujos dirigentes de denominações recolhem dinheiro com tanta facilidade e avidez, não o usam para abrir creches e escolas. Deus sabe onde enfiam tanto dinheiro. A melhor forma de combaterem o governo contra o que lhes desagrada é concorrer com o governo educando e formando corretamente. O poder financeiro dos dirigentes evangélicos dá para fazer um governo paralelo, ao menos no que tange à educação da juventude.

  9. milene disse:

    Convido a sra. Magali a fazer uma visita as bibliotecas das escolas públicas! e por falar em bibliotecas…alguém ja viu e leu o livro do MEC “Contrato com Deus” ?vão conferir…..

  10. Waldir Camêlo disse:

    Os 10 MANDAMENTOS DO COMUNISMO (Veja até o final)
    01)- Corrompa a juventude e lhe dê liberdade sexual;
    02)- Infiltre e controle os veículos de comunicação de massa;
    03)- Divida a população em grupos antagônicos e incite a discórdia sobre os assuntos sociais;
    04)- Defenda o Estado de Direito e enalteça a Democracia de modo contundente, contudo, o objetivo é o total controle das liberdades individuais;
    05)- Colabore para o esbanjamento do dinheiro público e contrate pessoas comprovadamente comprometidas com a causa;
    06)- Coloque em descrédito a imagem do País, especialmente, no exterior, provoque o pânico e o desassossego na população por meio da inflação. E, se as mentiras podem virar verdades, cause o máximo de transtorno e coloque a culpa na oposição;
    07)- Promova o máximo de greves ilegais nas indústrias vitais do País;
    08)- Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam;
    09)- Contribua para a derrocada da honestidade e dos valores éticos e morais;
    10)- Catalogue os possuidores de armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no
    momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa.

    Observação: Eu não sou evangélico, contudo, acredito num ser supremo que tem comandamento sobre tudo e sobre todos. No que se refere a ordem dos acontecimentos imposta pelo “partido dos trabalhadores que não trabalham, dos estudantes que não estudam e dos intelectuais que não pensam” (Roberto Campos), e lendo os referidos mandamentos, tenho como nítida a impressão de que as semelhanças, realmente, são semelhantes.
    Waldir Camêlo

  11. Aluecir Rezende Sant'Ana disse:

    Lamentavelmente, ainda existem pessoas que tentam lutar em prol de valores básicos e inalienáveis. A família brasileira vive dias difíceis, ninguém pode contestar. Todavia, os valores cristãos, a bíblia, como a palavra de Deus, para quem não cético, é a base fundamental. Veja o que acontece na América do Norte, onde se porta arma facilmente. Que Deus abençõe a Drª Damares Alves e outras pessoas que se prontificam a levantar bandeiras em favor da família brasileira.

  12. André Lelles Do Carmo André Lelles Do Carmo QUemestá atribuindo caracteres e qualidades a algum ser e o chamando de Deus é voce e depois me pede para que não apresente este que seu preconceito criou de antemão e qualificou. Realmente não se pode apresentar Deus a alguem, que já o tenha encontrado aceito ou negado e, pelo visto voce é um destes casos que ja tem um deus proprio e negado. Se te faz bem, só posso respeitá-lo mas se vier a propaga-lo desta forma encontrará minha oposição firme !

  13. cruz disse:

    Que todos possam assistir ao vídeo da SRª Damares Alves e tirem sua conclusão.
    Ontem mostrei a meu marido que não frequenta nenhuma igreja e até ele mesmo ficou estarrecido
    com as informações apresentadas – e não tenho dúvidas que qualquer pessoa com um vínculo familiar e orientação moral ficaria.
    Sim é verdade, estamos nas escolas e no currículo incluindo temas que muitas vezes não temos qualquer conhecimento profundo e tomando como verdade qualquer material impresso distribuído. O fato é que por traz de tudo há uma ideologia.
    Se é considerado CRIANÇA pela legislação até os doze anos, porque então se adiantar temas adultos e que apenas anteciparão o início da vida sexual por alguém que ainda esta sujeito a manipulações, oportunismos e não tem qualquer condição de defesa.?
    Achavam que incentivar ou distribuir camisinhas iria diminuir o numero de infectados, mas aconteceu que o números de infectados aumentaram entre os jovens.
    Vou ajudar a divulgar o máximo possível a palestra da Dr. Damares. – que seja um alerta aos pais , professores e cidadãos de bem deste país.!

  14. Carlos disse:

    e mais uma vez o governo irá financiar a parada gay com nosso dinheiro, assim como fez na anterior, jogando fora mais de um milhão e meio dos cofres públicos >=[

Deixe o seu comentário