Invenção de jovem de 18 anos pode trazer recarga instantânea a baterias de celular

premio-intel-Eesha-Khare-640x360

Eric Limer, no Gizmodo

Enquanto você está aí navegando à toa pela internet (o chefe vai ver, hein), jovens mais inteligentes do que eu e você se preparam para mudar o mundo.

Por exemplo, Eesha Khare (à esquerda) tem 18 anos e não só inventou um supercapacitor, que pode trazer baterias de celular capazes de se recarregar em segundos – como ela ganhou US$ 50 mil por isso.

Através da nanotecnologia – um eletrodo de nanobastões – o supercapacitor consegue guardar muita energia em pouco espaço, carrega rápido e se desgasta mais devagar que baterias atuais.

O protótipo de Khare pode ser carregado em até 30 segundos, e lida com até 10.000 ciclos de recarga – dez vezes o que vemos em baterias comuns. Como não há fluidos dentro dele, não há risco de vazamento. E se os smartphones do futuro forem flexíveis, tudo bem: o protótipo de supercapacitor também é flexível.

Por enquanto, o supercapacitor só foi testado para acender LEDs. Mas ele consegue fazer isso perfeitamente; e este é um grande passo na direção certa, especialmente porque a duração da bateria é uma das características mais importantes de um smartphone.

Khare é uma dos três grandes vencedores da Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel. Ela e Henry Lin, 17 (à direita) – que criou um modelo para simular milhares de galáxias – levaram o prêmio da Intel Foundation para jovens cientistas.

Enquanto isso, Ionut Budisteanu, 19, ganhou o Prêmio Gordon E. Moore e US$ 75 mil por seu modelo de inteligência artificial, que poderia resultar em um carro mais barato que dirige sozinho. No entanto, a invenção de Khare tem algum potencial mais prático – e celulares com carregamento rápido é algo que todos nós queremos.

Bem, assim como toda tecnologia de supercapacitores, ela não está exatamente próxima do lançamento comercial. Mas ei, se uma jovem de 18 anos (e super inteligente) consegue resolver isso, as empresas multinacionais – com um incentivo ainda maior de dinheiro e lucro – deveriam fazer o mesmo, certo? Então andem logo: aceito qualquer solução, desde que venha em breve. [Intel e USC via NBC News]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Invenção de jovem de 18 anos pode trazer recarga instantânea a baterias de celular

Deixe o seu comentário