Cidade feita de pão

Oscar Filho, no Terra

A artista sueca e designer teatral Johanna Mårtensson inspirou-se num artigo que afirmava que a Terra acabaria se regenerando apesar das piores intervenções da humanidade.

“Dentro de 500 anos todos os edifícios seriam meio ou completamente caídos, casas perfeitas para animais e plantas. A floresta logo cresceria nas cidades.”. Citando parte do texto.

Como qualquer criador que se preze, ela se perguntou como representar a decadência da civilização. Depois de testar como diferentes materiais biodegradáveis, assim nasceu a cidade feita de pão.

cidadepao1

Após de oito meses de preparação em 2009, Johanna completou seu modelo em Estocolmo e, em seguida, fotografou o processo de decomposição todos os dias durante os próximos seis meses. Logo após, ela apresentou seus resultados em uma série fotográfica.

cidadepao2

No início, o pão parece agradável e fresco, como qualquer nova construção, mas gradualmente fica mole e macio até que toda a cidade entra em colapso em uma confusão preta e cinza que representaria o pós-apocalíptico .

cidadepao3

Com essa obra, Mårtensson ganhou a A’ Design Award & Competition 2012-2013 com o primeiro lugar na categoria Designs de Arte, Artesanato e  Design Ready-Made.

O maior desafio desta obra foi suportar o cheiro.

cidadepao4

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Cidade feita de pão

Deixe o seu comentário