Designer oferece gráfica para manifestantes imprimirem cartazes de graça

Cartazes impressos de graça na gráfica Meli-Melo, Santa Cecília, para a próxima manifestação contra os aumentos nas passagens

Cartazes impressos de graça na gráfica Meli-Melo, Santa Cecília, para a próxima manifestação contra os aumentos nas passagens

Ricardo Senra, na Folha de S.Paulo

Que coquetel molotov que nada: para o dono de um estúdio de design da Santa Cecília, no centro de São Paulo, a melhor arma para manifestações é tinta e papel.

Depois de encarar bombas de gás pipocando pelo centro e ficar com os olhos ardendo pelo spray de pimenta, o designer gráfico Roberto Galvão, 33, decidiu convidar os paulistanos a imprimirem cartazes em formato A3 em sua gráfica, a Meli-Melo Press. Detalhe: de graça.

“Fiquei muito revoltado com o que vi, como todo mundo”, diz Galvão. “Aí decidimos compartilhar papel e nosso mimeógrafo digital para quem quiser imprimir suas mensagens.”

Para aproveitar a colher de chá, basta enviar o arquivo em formato PDF, com uma única cor. Já foram impressos mais de 1.200 pôsteres com 24 frases diferentes (50 de cada). Elas foram enviadas por amigos ou por desconhecidos que descobriram a campanha pelo Facebook.

“Estamos selecionando porque chegou muita coisa. Damos prioridade àqueles que não pregam violência contra a polícia, por exemplo.”

O tal mimeógrafo digital é na verdade uma “impressora/duplicadora”, nas palavras de Galvão. “Graças a ela podemos reproduzir impressos super bacanas a um custo bem baixo”.

Entre as melhores frases já impressas, ele destaca “Presidenta Dilma, já que você tá (sic) acostumada a tomar borrachada, desce aqui e ajuda a moçada” e “Era uma vez uma cidade torta, com políticos tortos, que comandam uma polícia torta que, para manter um transporte torto, utilizam a sua tortura”.

Disponibilizar tinta e papel de graça para os manifestantes tem seu preço, mas o designer prefere não entrar nesse mérito. “Estamos investindo uma graninha nisso, mas vale a pena porque eu acredito”, diz Galvão.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Designer oferece gráfica para manifestantes imprimirem cartazes de graça

Deixe o seu comentário