‘Deus é brasileiro e vocês queriam um papa?’, diz Francisco no voo ao Brasil

O papa Francisco no helicóptero que o levou ao aeroporto de Roma (foto: Giampiero Sposito/Reuters)

O papa Francisco no helicóptero que o levou ao aeroporto de Roma (foto: Giampiero Sposito/Reuters)

Fabiano Maissonave, na Folha de S.Paulo

Em encontro com jornalistas no voo ao Rio de Janeiro, o papa Francisco brincou com a expressão “Deus é brasileiro” ao dizer que, por este motivo, o pontífice não poderia ser do Brasil.

“Deus já é brasileiro e vocês queriam um papa?”, ironizou ele ao cumprimentar uma jornalista brasileira presente no voo.

Após expressar preocupação com os jovens sem emprego e lembrar os idosos, Francisco, de pé no corredor, cumprimentou todos os jornalistas individualmente, sempre com um sorriso no rosto.

DESEMPREGADOS

Francisco disse que está preocupado com a falta de trabalho entre os jovens: “corremos o risco de criar uma geração que nunca terá trabalhado. O trabalho dá dignidade à pessoa e a habilidade para ganhar o pão”.

Avesso à impressa, o papa não aceitou perguntas, rompendo uma prática de Bento 16 e João Paulo 2º. Ele riu quando uma repórter mexicana, escolhida para falar em nome do grupo, disse que os jornalistas não eram seu “santo de devoção”.

“E agora você está na jaula do leão”, brincou ela, arrancando risos do papa Francisco.

“É verdade que não dou entrevistas, eu não sei o motivo, simplesmente não posso, é cansativo”, disse, depois de negar que se sentia “enjaulado”.

Conversando com outro brasileiro, perguntou: “vocês dizem que a Argentina tem um papa argentino. E vocês o que tem?”

Ele mesmo respondeu, brincando: “eu”.

A conversa com os jornalistas ocorreu nas primeiras horas da viagem, quando o avião sobrevoava o deserto do Saara. Depois do encontro, Francisco voltou a seu assento, na primeira classe.

O papa deve aterrissar no Rio de Janeiro por volta das 16h desta segunda-feira.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for ‘Deus é brasileiro e vocês queriam um papa?’, diz Francisco no voo ao Brasil

Deixe o seu comentário