Comparado a Louis Armstrong e Tim Maia, cantor evangélico vira hit na web

Publicado no UOL

A capacidade vocal do cantor evangélico Davi Basílio impressionou internautas em um vídeo que virou sucesso na web, gerando comparações de seu estilo de cantar com os de nomes como Louis ArmstrongEd MottaTim Maia e até Tetê Espíndola.

“Nunca fiz aula de canto, eu gosto de cantar, é meu jeito de adorar. E fui fazendo meu estilo próprio, nunca imitei ninguém. Mas não nego, admiro todos esses cantores que as pessoas citam nos comentários”, disse Basílio em entrevista por telefone ao UOL nesta quarta-feira (14).

Evangelista da Assembleia de Deus Primitiva do Amor, em Jacarezinho, zona norte do Rio, Basílio tem orgulho em dizer que é “nascido e criado” evangélico e que não canta outros tipos de música, apesar dos convites que já recebeu, “inclusive na Itália”. “Por que Chorar”, a música interpretada no vídeo que ficou famoso, faz parte de seu primeiro CD, que leva o mesmo nome da canção.
cantor-davi-basilio-ficou-famoso-na-web-por-sua-capacidade-vocal

O vídeo, postado em julho como “cantor gospel exaltado”, foi originalmente gravado há nove anos, na Nova Assembleia de Deus de Agostinho Porto, em São João do Meriti (RJ). “Eu nunca tinha visto, não sei se já estava antes na internet antes, não sei quem postou agora. Eu estava viajando, quando um amigo meu viu e me disse ‘Negão, você tá famoso'”, contou, aos risos.

Apesar de insistir que não tem o costume de ouvir músicas não evangélicas em casa, Basílio acabou revelando ao UOL seu gosto por cantores rapidamente identificados como influências por quem assiste às suas interpretações. “Não costumo ouvir, não. Não paro para ouvir música popular, mas se estou na internet ouço alguma coisa que eu possa usar na minha música”, admitiu.

Além de Armstrong, citou Frank SinatraRay Charles e George Benson como “vozes incríveis”. Entre os mais populares, citou o pagodeiro Belo (“Aquele branquelo loirinho canta bem, viu?”) e Freddie Mercury (“A prostituta do rock”). E suas cantoras preferidas são Whitney Houston (“Acho ela 10!), Alcione (“Apesar de não ser evangélica”) e Elza Soares (“Puxa, essa canta muito, ela tem um timbre perfeito para quem gosta de black music”).

Terno amarelo

Mesmo sem ser questionado sobre o figurino usado no vídeo, Basílio foi logo explicando que “tinha acabado de chegar da África, sem tempo de trocar de roupa”. O terno amarelo – que gerou comparações com o personagem de Jim Carey em “O Máscara” – foi um presente que ganhou quando passou três meses em missão em Luanda, na Angola.

“Costumo usar terno, mas não daquela cor. Mas me chamaram para cantar na igreja e eu fui direto, tinha chegado fazia três horas”, explicou.

O jeito irreverente, sorridente e brincalhão da apresentação, porém, é uma de suas marcas registradas, ele garante. “O louvor tem que ser alegre. A imagem que você tem que passar é de alegria. A música pergunta ‘por que chorar?’, eu não posso cantar chorando”, afirmou o cantor, que mantém um perfil no YouTube com vídeos de outras apresentações, quase todas da mesma “Por que Chorar”.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Comparado a Louis Armstrong e Tim Maia, cantor evangélico vira hit na web

Deixe o seu comentário