O que oito pessoas bem-sucedidas fazem (ou faziam) no fim de semana

Pesquisa feita nos EUA aponta que se desligar no sábado e no domingo pode ajudar na produtividade

Publicado em O Globo

Segundo uma pesquisa do Bureau of Labor Statistics dos Estados Unidos, mais de um terço dos americanos trabalha nos fins de semana de folga e 81% checam seus e-mails corporativos aos sábados e domingos. Mas se desligar durante esses dois dias pode ajudar na produtividade. O Huffington Post fez uma lista com o que oito pessoas bem-sucedidas fazem (ou faziam) nos fins de semana. Confira:

weekend2

Gustave Flaubert

O autor de Madame Bovary tinha o hábito de varar as noites do fim de semana escrevendo, mas, aos domingos, costumava parar para refletir sobre o que tinha produzido e mostrar o conteúdo aos amigos. Ele tinha o hábito de se encontrar todo domingo com o amigo Louis Bouilhet para ler em voz alta o que tinha escrito na semana anterior. E as sugestões de Bouilhet conseguiam acalmar Flaubert e incentivá-lo por mais uma semana.

weekend1

Padmasree Warrior, CTO da Cisco

A executiva da Cisco Systems faz questão de se desplugar no fim de semana, fazendo o que chama de “detox digital”: meditar, pintar e escrever poesia no sábado e no domingo, além de desligar o telefone ou deixá-lo em outro cômodo da casa. Para ela, isso ajuda o cérebro e a alma a se renovarem.

weekend3Rachel Maddow, âncora da MSNBC

A âncora da rede MSNBC gosta de se desligar totalmente. Nos fins de semana, deixa seu apartamento em Manhattan, Nova York, e segue para sua casa de campo no estado de Massachusetts. A casa não tem televisão nem internet, para evitar a tentação. Ela se dedica, entre outras coisas, a ler histórias em quadrinhos. “Ter uma casa de campo é um atalho para dar um ‘reset’ mental de que preciso”, afirmou.

weekend4Spencer Rascoff, CEO da Zillow

Não importa se o bicho está pegando no escritório de um dos maiores portais imobiliários dos Estados Unidos, seu CEO faz questão de passar os fins de semana com a família. Mas isso não quer dizer que ele se esqueça totalmente do trabalho: “Meus fins de semana são um momento importante para me desligar do dia a dia e pensar mais profundamente sobre minha empresa e setor. Mesmo quando não estou trabalhando, no fundo, estou sempre processando informações e pensando sobre a companhia. Nos fins de semana tenho a chance de refletir e ser mais introspectivo sobre questões maiores”.

Mark Twain, escritor

Depois de escrever durante a semana, o escritor costumava relaxar aos sábados e domingos, ficando com a família na fazenda, aproveitando para curtir os filhos e ler.

weekend6Zac Posen, estilista

As manhãs de domingo são sagradas para o estilista: ele acorda às 8h30m e sai para passear com o cachorro. Depois, dedica-se à leitura dos jornais dominicais. À tarde, Posen e seu companheiro costumam receber amigos para o jantar e, depois, assistem televisão.

weekend7Joan Didion, escritora

Nas manhãs de domingo, a escritora tem o ritual de caminhar pela Lexington Avenue, em Manhattan, o que chama de caminhadas “calmas, meditativas e com propósito”.

weekend8Malcolm Gladwell

O escritor gosta de passar seus sábados e domingos na companhia dos jornais, tomando chá e comendo ovos. E todo domingo, sem falta, o autor de livros como “Blink, a decisão num piscar de olhos”, agradece por tudo que conquistou, mas admite que não consegue desligar o celular.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for O que oito pessoas bem-sucedidas fazem (ou faziam) no fim de semana

Deixe o seu comentário