Vaticano erra e chama Jesus de ‘Lesus’ em medalha comemorativa

Publicado no UOL

Divulgação/Instituto Poligráfico e Zecca do Estado

Divulgação/Instituto Poligráfico e Zecca do Estado

Uma coleção de medalhas oficiais do primeiro ano de pontificado do papa Francisco teve a distribuição suspensa pelo Vaticano por trazer escrito a palavra “Lesus” em vez de “Jesus”.

As medalhas tinham sido fabricadas de ouro, prata e bronze pelo Instituto Poligráfico e Zecca do Estado italiano e estavam em circulação desde o último dia 8 de outubro, dentro de entidades como a Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (Apsa) e a Livraria Editora Vaticana.

A coleção foi confeccionada pela artista Mariangela Crisciotti e trazia a imagem de Jorge Mario Bergoglio, com a inscrição “Franciscus Pont. Max.An.I”.

No entanto, no verso da moeda, o erro aparece na inscrição em latim “Vidit ergo Lesus publicanum et quia miserando atque aligendo vidit, ait illi sequere me”.

O Instituto Poligráfico afirmou não ser o responsável pelo erro e disse que recebeu o material original do Vaticano.

“Quando é um projeto nosso, verificamos tudo. Mas, nesse caso, o projeto chegou pronto e nós o pegamos e fabricamos”, explicou a instituição à agência Ansa.

O papa Francisco foi eleito no último dia 13 de março, após a renúncia do papa emérito Bento 16. (Com Ansa)

dica do Walter Mendes

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Vaticano erra e chama Jesus de ‘Lesus’ em medalha comemorativa

1 Comentário

  1. Jonas Hottz disse:

    Na verdade o que aconteceu, não foi um erro. O que houve é que o Vaticano escreveu corretamente LESUS porque na tradução do Latim para o Português, LESUS é igual a JESUS… (Embora nome não se traduza e sim translitere)
    Considero isso uma maldade, dizer para as pessoas que tudo isso é um erro, pois na verdade, não querem revelar as pessoas que esse nome JESUS é invenção de ROMA, não revelando assim o verdadeiro nome do SALVADOR…

Deixe o seu comentário