Vereador de Piraí é vaiado e será investigado pela polícia; ele disse que ‘mendigo deveria virar ração para peixe’

Rejane Couto acompanhou a sessão vestida de mendiga (foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo)

Rejane Couto acompanhou a sessão vestida de mendiga (foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo)

Publicado no Extra

A Polícia Civil informou que investigará a conduta do vereador José Paulo Carvalho de Oliveira (PTdoB), o Russo, de Piraí. O parlamentar da cidade do Sul Fluminense havia dito que “mendigo deveria virar ração para peixe”, no último dia 8. Nesta terça-feira, ele fez um pedido público de desculpas, mas não convenceu e foi vaiado. Uma manifestação dentro e fora da Câmara reuniu cerca de 400 pessoas, algumas vestidas de mendigo.

O delegado titular da 94ª DP (Piraí), Marcelo Haddad, determinou a realização de um registro por apologia ao crime ou ao criminoso. A polícia já solicitou a ata da sessão e a cópia da fita com a gravação das declarações de Russo. O presidente da Câmara, Wilden Vieira da Silva (PSD), e o vereador Russo serão intimados a depor.

– Errei na colocação das palavras. Minha intenção nunca foi fazer nada de errado. Eu falei, mas não fiz nada. Minha conduta é completamente diferente do que eu falei – disse o parlamentar ao EXTRA.

Durante o pedido de desculpas, o vereador Russo foi vaiado pelas pessoas que acompanhavam a sessão. Parlamentares que tentaram amenizar a declaração receberam o mesmo tratamento. O presidente da Câmara foi procurado pela reportagem para se posicionar sobre o caso, mas não atendeu os telefonemas.

Para cidadãos, nome da cidade foi manchado

Apesar do mea culpa, parte da população, assim como a Polícia Civil, também não acatou o novo posicionamento do vereador Russo e quer vê-lo longe da Câmara Municipal.

– Ele pediu desculpas, mas as palavras dele ainda estão ecoando pela cidade. Já protocolamos uma denúncia contra ele no Ministério Público e também pedimos uma providência do presidente da Câmara. Queremos ele fora da Casa – disse Rejane Couto Araújo, de 49 anos, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos do município.

O prefeito fez coro:

– Claro que é importante o reconhecimento do erro, mas o nome da cidade foi manchado. Não é o Russo, é um vereador de Piraí e essa declaração ainda vai ferir muito a cidade – disse, em tom profético.

José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo, não nasceu em Piraí. Ele chegou à cidade há cerca de 15 anos , vindo da região de Além Paraíba, no estado de Minas Gerais, e montou uma loja de auto-peças às margens da Rodovia Presidente Dutra.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Vereador de Piraí é vaiado e será investigado pela polícia; ele disse que ‘mendigo deveria virar ração para peixe’

Deixe o seu comentário