Comportamento tecnológico: você também é dependente?

Paula Furlan no B2B Magazine

Comportamento tecnológico: você também é dependente?

Os dispositivos móveis mudaram o comportamento do novo consumidor. Hoje em dia quem sai de casa sem o celular, ao menos? Tornamo-nos dependentes de tecnologia o tempo todo. Se não está no Google não existe, não estar online no WhatsApp é quase como não respirar. Reuniões sociais são só algo que tiram os olhos da telinha do smartphone, tablet ou computador. E em um determinado momento se está simplesmente enrolado pela teia de informações da era digital.

Do ponto de vista clínico, considera-se Dependência de Tecnologia (do inglês “technological addiction”) quando o indivíduo não consegue controlar o próprio uso da internet/jogos/smartphones, ocasionando sofrimento intenso e/ou prejuízo significativo em diversas áreas da vida. A dependência de tecnologia é um fenômeno global, e estima-se que aproximadamente 5% dos jovens que usam as redes sociais ou jogam on-line possam ter algum problema decorrente do seu uso.

Uma pesquisa realizada pela Norton apontou que 50% dos usuários de smartphone dormem com seus telefones ao alcance das mãos. Cerca de 25% consultam seus dispositivos durante um jantar com amigos e 49% se aborrecem caso esqueçam o seu celular depois que saiu de casa.

“Quando o tempo pessoal é prejudicado porque eu dedico o tempo para o uso da tecnologia, isso está sendo um problema”, explica Sueli Ferreira Schiavo, psicóloga do Conselho Federal de Psicologia. “Nesse caso, a tecnologia está colocando o tempo das pessoas à disposição de um modelo de consumo, de um modelo de sociedade. Precisa verificar quanto isso pode resolver ou criar problemas na vida dela”, analisa.

O novo cenário inspirou a fundação do Grupo de Dependência de Internet do Instituto de Psiquiatria, formado por profissionais do Hospital das Clínicas de São Paulo. Um dos critérios listados pelo grupo para definir a dependência da internet é ter o trabalho e as relações sociais em risco pelo uso excessivo da tecnologia. A tendência se reflete principalmente no isolamento e na superficialidade.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Comportamento tecnológico: você também é dependente?

Deixe o seu comentário