Universidade americana oferece curso de teologia baseado na obra de Bruce Springsteen

Bruce-SpringsteenPublicado por Agência O Globo [via Yahoo!]

RIO – Mais uma vez, a academia se rende aos encantos da música pop. A Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, vai ministrar uma cadeira sobre as referências bíblicas na obra de Bruce Springsteen, um dos principais músicos saídos do estado americano. O curso, com duração de um semestre letivo, vai abordar toda a carreira do artista, de seu álbum de estreia, “Greetings from Asbury Park”, de 1973, até seu lançamento mais recente, “Wrecking ball”, de 2012, cuja turnê passou em setembro pelo Brasil.

O professor Azzan Yadin-Israel explicou como surgiu a ideia: “Curiosamente, Springsteen se refere mais às histórias da ‘Bíblia’ hebraica (‘Velho Testamento’) do que o ‘Novo Testamento’. Em um nível literário, Springsteen reformula figuras e histórias bíblicas e as encaixa na paisagem americana”.

“O narrador de ‘Adam raised a Cain’ descreve sua relação tensa com seu pai através do prisma da história bíblica do primeiro pai e filho; tempestades apocalípticas acompanham a torturante transição de um garoto para a vida adulta em ‘The promise land’, e os socorristas do 11/09 são erguidos para ‘um lugar mais alto’ nas chamas, assim como o profeta Elias subiu em uma carruagem de foto (‘Into the fire’)”, completa.

A Universidade de Rutgers não é a primeira a levar o Boss para o mundo acadêmico. Na Universidade de Princeton, há um curso de sociologia baseado na visão de Bruce Springsteen sobre os Estados Unidos, enquanto a Universidade Monmouth sediou simpósios sobre o legado da obra do músico. Todas as instituições de ensino são baseadas no estado natal de Springsteen. No estado vizinho de Nova York, pano de fundo de muitas de suas composições, a Universidade de Rochester preparou um curso sobre a história do músico.

As informações são da “NME”.

dica do Fabio Martelozzo Mendes

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Universidade americana oferece curso de teologia baseado na obra de Bruce Springsteen

Deixe o seu comentário