Projeto de vereador evangélico cria o Dia Municipal da Música Gospel em Dourados (MS)

Publicado no Agora MS

Vereador-Pastor-Cirilo-propôs-o-dia-17-de-dezembro-como-o-Dia-da-Cultura-e-da-Música-Gospel-em-Dourados

Vereador Pastor Cirilo propôs o dia 17 de dezembro como o Dia da Cultura e da Música Gospel em Dourados – Foto – Thiago Morais

O vereador Pastor Cirilo (PTC) usou a tribuna na sessão do dia 11 de dezembro para discorrer sobre projeto de lei de sua autoria que dispõe sobre a criação do Dia Municipal da Cultura e da Música Gospel e a inclusão deste no calendário oficial do Município. O projeto foi aprovado em primeira votação.

“A proposta contempla um estilo musical e de vida cristã, onde os valores e princípios são fundamentados na Bíblia Sagrada”, explica. Pelo projeto, o dia 17 de dezembro fica destinado à realização de eventos musicais, com corais, duplas, trios, bandas, solistas e instrumentistas, saraus, recitais dentre outros. E será destinado a serem realizados pelas igrejas, eventos culturais, históricos, teatrais, artes cênicas, danças e afins.

“A data contemplará a celebração e a interação da comunidade douradense com a cultura e a música gospel”, diz, explicando também que a palavra gospel é o diminutivo de “God Spell”, ou seja, palavra de Deus, que significa também boas notícias, boas novas.

O termo surgiu nos Estados Unidos com os cultos que eram realizados pelos negros americanos, o “Negro Spirituals”, no início do século XX. Tratava-se de uma música harmoniosa diversificada em várias vozes (coral), um solista, piano, órgão, guitarra, bateria, baixo, formando um pequeno conjunto musical.

No Brasil, a música gospel chegou através de missionários batistas e presbiterianos americanos. Algumas igrejas aqui adotaram o estilo tradicional deste gênero e traduziram os hinários para a língua portuguesa, como o Cantor Cristão e a Harpa Cristã. Contudo, o estilo só veio se concretizar mesmo na década de 80, mas com um sentido bem diferente do tradicional.

“Música gospel aqui passou a designar “rock Cristão”, “rock para crente”, algo desse gênero”, disse o Pastor Cirilo salientando que a cultura gospel tem contribuído para a valorização e promoção do respeito à vida, da inclusão social, dos valores da família, da convivência em comunidade e da mensagem de Jesus Cristo. “Pensamos em fazer do dia 17 de dezembro uma data para celebração da vida e interação da nossa gente”, conclui.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Projeto de vereador evangélico cria o Dia Municipal da Música Gospel em Dourados (MS)

Deixe o seu comentário