Aparelho promete ‘traduzir’ pensamentos dos cachorros para a linguagem humana

“Estava escondido debaixo da varanda porque te amo”

“Estava escondido debaixo da varanda porque te amo”

Anderson Leonardo, no Blog de Tec

O cachorro Dug (no gif acima), do longa-metragem da Pixar “Up!”, tem uma coleira especial que pode traduzir a linguagem canina para a humana.

Um dispositivo avançado desses ainda é coisa de filme, mas a NSID (Sociedade Nórdica de Invenção e Descoberta, na sigla em inglês) já começou a desenvolver um aparelho que promete transformar latidos em frases que nós podemos entender.

Em campanha no site de financiamento coletivo Indiegogo, o No More Woof [sem mais latidos] é um gadget que, através de sensores, identifica padrões na atividade cerebral dos cães e emite a mensagem traduzida por um alto-falante. O dispositivo é movido por um Raspberry Pi, que é o menor computador do mundo.

O No More Woof consegue detectar padrões neurais como “estou com fome”, “estou cansado” e “quem é você?”, segundo a NSID. As mensagens só podem ser traduzidas para o inglês, por enquanto, mas versões em mandarim, francês e espanhol devem vir em breve.

Versão 3.0 do protótipo do No More Woof (Divulgação)

Versão 3.0 do protótipo do No More Woof (Divulgação)

A NSID ressalta que o aparelho ainda não está finalizado, mas é um protótipo funcional, em constante desenvolvimento. “Alcançamos alguns resultados, mas estamos longe de algo que pode ser produzido em massa”, explica. “Quanto mais dinheiro levantarmos, mais trabalho podemos fazer em prol de algo verdadeiramente surpreendente.”

Nos planos da empresa para o futuro, estão novas aplicações e acessórios, como:

• um dispositivo similar que transforma o pensamento humano em linguagem canina;
• a possibilidade de usar o dispositivo para controlar membros artificiais;
• uma edição sem censura do No More Woof, para reconhecer pensamentos caninos obscenos.

Para receber uma unidade do gadget, interessados no projeto podem investir entre US$ 65 e US$ 5.000. Estima-se que os primeiros No More Woof sejam entregues em abril de 2014.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Aparelho promete ‘traduzir’ pensamentos dos cachorros para a linguagem humana

Deixe o seu comentário