Fé controlada

Sociólogo afirma que religiões dos games podem substituir cultos tradicionais

Publicado na Galileu

que jogos de videogame e igrejas têm em comum? Nada, certo? De acordo com o sociólogo americano William SimsBainbridge, isso não é bem verdade. No livro eGods — Fantasy versus Faith in Computer Games (não publicado no Brasil), ele divulga sua pesquisa etnográfica no mundo dos RPGs online de múltiplos jogadores, como World ofWarcraft. Para ele, a fantasia dos jogos eletrônicos de colaboração em massa poderia estar, aos poucos, tomando o papel da fé comum.

Analisando 41 jogos com comunidades virtuais ativas, Bainbridge descobriu que o efeito dos games na vida dos jogadores pode ser comparado ao da experiência em um grupo religioso. Viver um avatar ajudaria o jogador a se entender melhor, fortalecer laços com outros membros da comunidade e ampliar o senso de coletivismo.

“A substituição da religião não é perfeita, mas essas novas formas de arte podem trazer compensação psicológica para desejos ainda desconhecidos, melhoria de status social e até aumentar o sentimento de que a vida tem um significado”, afirma o sociólogo, por telefone, a GALILEU. “O admirável é que o artista [que desenhou o game] faz isso criando ficções, deixando claro que está inventando, enquanto padres e religiosos mentem sem vergonha alguma”, observa.

Jane McGonical, estudiosa de games, concorda: “A cooperação vista em jogos como World ofWarcraft pode ajudar a melhorar o mundo e consertar alguns dos nossos problemas sociais mais graves. É possível sim estipular que a experiência nesse tipo de jogo possa impactar a vida do jogador em vários sentidos”, afirma.

Já os responsáveis por esses universos são mais cuidadosos. O brasileiro João Beraldo, designer de Taikodom, nota que “o jogador pode criar uma nova imagem de si mesmo ao se identificar com o personagem, e aprender a cooperar com outros”.

Veja algumas das religiões que Bainbridge mapeou em três games

EVERQUEST II >Existem 18 deuses vaidosose caprichosos que abandonaram o mundo e voltaram. A devoção traz vantagens no jogo. (Foto: divulgação)

EVERQUEST II >Existem 18 deuses vaidosose caprichosos que abandonaram o mundo e voltaram. A devoção traz vantagens no jogo. (Foto: divulgação)

FALLEN EARTH >Os CoGs, uma das várias facções, são devotos da tecnologia e consertam aparelhos quebrados rezando. Querem acabar com toda a humanidade, porque acreditam ser possível "reiniciar" o mundo. (Foto: divulgação)

FALLEN EARTH >Os CoGs, uma das várias facções, são devotos da tecnologia e consertam aparelhos quebrados rezando. Querem acabar com toda a humanidade, porque acreditam ser possível “reiniciar” o mundo. (Foto: divulgação)

WORLD OF WARCRAFT >Entre as 19 seitas e grupos há a Churchof The Holy Light, que prega a existência de uma grande força protetora e fazer boas ações. Sãomais de 800 mil membros. Outro é o Culto à MoonGoddess: a deusa da Lua não permite violência. (Foto: divulgação)

WORLD OF WARCRAFT >Entre as 19 seitas e grupos há a Churchof The Holy Light, que prega a existência de uma grande força protetora e fazer boas ações. Sãomais de 800 mil membros. Outro é o Culto à MoonGoddess: a deusa da Lua não permite violência. (Foto: divulgação)

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