Pastor morreu afogado ao caminhar sobre as águas! Será?

Franck Kabele teria morrido afogado após tentar repetir o milagre de caminhar sobre as águas! Verdade ou mentira? (foto: Reprodução/Facebook)

Franck Kabele teria morrido afogado após tentar repetir o milagre de caminhar sobre as águas! Verdade ou mentira? (foto: Reprodução/Facebook)

Gilmar Lopes. no E-farsas

Descubra se a notícia do pastor Franck Kabele, que morreu afogado ao tentar repetir milagre bíblico caminhando sobre as águas, é verdadeira ou falsa.

A história se espalhou pela web no começo de janeiro de 2014. De acordo com o texto (que foi compartilhado centenas de milhares de vezes através das redes sociais), o pastor africano Franck Kabele teria morrido afogado após tentar provar a seus fiéis que seria capaz de reproduzir o milagre mencionado na Bíblia, no livro de Mateus (capítulo 14). Franck teria dito aos fiéis que havia recebido uma “revelação de que, se eles tivessem fé suficiente, poderiam andar sobre as águas como Jesus”, revelou uma das testemunhas.

Franck teria levado alguns de seus fieis de barco 20 minutos longe da costa, quando resolveu sair do barco e, ao pisar na água, afundou e nunca mais apareceu!

O afogamento teria ocorrido numa praia de Libreville, na República do Gabão.

Será que essa história é real?

Verdade ou farsa?

Como você já deve conhecer sobre as nossas pesquisas, o fato dessa notícia não ser datada já nos deixa com uma pulga atrás da orelha. Afinal, como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas, a maioria dos boatos eletrônicos não é datada para que possam ser reutilizados outras vezes como se fossem “notícia fresca”.

Quando o afogamento teria ocorrido? Não se sabe. Lendo o texto dá-se a impressão que o fato teria ocorrido há poucos dias. No entanto, uma busca no Google e encontramos registros dessa notícia em publicações feitas em 2006. Naquele ano, o jornal britânico Daily Record falou sobre esse estranho afogamento. No final de 2006, um colunista desse mesmo jornal fez uma revisão de todas as notícias humorísticas do ano, falando sobre o tal afogamento (que nunca existiu).

O site Christian Post tentou entrar em contato com o Daily Record sobre essa notícia, mas não houve resposta por parte de jornal.  Ah! A matéria original publicada em 2006 no Daily Record foi retirada do ar em 2007. O jornal deve ter percebido o erro que havia cometido…

O curioso da história é que o fato teria acontecido na República do Gabão e nenhum jornal local noticiou o ocorrido. A notícia só aparece em sites e blogs que copiaram o texto do Daily Record. Mais nenhuma outra fonte. Outra característica de um boato digital é que o fato sempre ocorreu “bem longe”. Assim, fica difícil se verificar a veracidade da notícia.

O blog de notícias Information Nigeria foi um dos que noticiou o acidente, mas o teor do texto é o mesmo dos demais e, além disso, o autor ainda acrescentou (por sua conta própria, certamente) que o ocorrido foi presenciado por uma “testemunha ocular” (sem nome). Para completar, o Information Nigeria incluiu uma foto (para ilustrar a matéria) de um negro, em vestes brancas, em uma praia. Nem é preciso falar que essa foto não tem nada a ver com a matéria, né?

De qualquer maneira, se a foto fosse realmente do pastor no momento do acidente, podemos perceber que a água está abaixo da barriga do senhor da fotografia e, nessa altura, um afogamento é muito difícil de acontecer. A foto teria sido tirada no momento do acidente?

Mais uma questão que ficou sem resposta no tal artigo: Para qual igreja o tal pastor estava trabalhando?

Como fazer para verificar se a notícia é real, se só temos como “prova” o nome do pastor e o país onde o incidente teria ocorrido? Impossível!

Reprodução da matéria de 2006 desenterrada em dezembro de 2013 pelo site de fofocas MJ Celebrity Magazine!

Reprodução da matéria de 2006 desenterrada em dezembro de 2013 pelo site de fofocas MJ Celebrity Magazine!

Notícia requentada

Esse boato teria ressurgido novamente em dezembro de 2013, através do site de notícias celebridades (leia-se “site de fofocas de celebridades europeias”) MJ Celebrity Magazine. No dia 28 daquele mês, o MJ resolveu desenterrar essa história e, a partir daí, um monte de “copiões” começaram a reproduzir a matéria.

Conclusão

A notícia é falsa! O tal Franck Kabele é um personagem que talvez nem exista e a sua falsa morte foi inventada em um artigo de 2006 e ressurgiu no final de 2013 em um site de fofocas de celebridades europeu.

dica do Sidnei Carvalho de Souza

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Pastor morreu afogado ao caminhar sobre as águas! Será?

2 Comentários

  1. sleiman disse:

    De qualquer forma, é uma grande verdade que não se realizou… E só não foi realizada, porque os “fervorosos” sabem que tais “milagres” só ocorrem entre as páginas da Bíblia.

Deixe o seu comentário