A grama do vizinho é de fato mais verde que a sua

Comparações entre amigos fazem com que a vida pareça menos feliz que a do outro Agência O Globo

Comparações entre amigos fazem com que a vida pareça menos feliz que a do outro Agência O Globo

Cientistas publicam primeira prova matemática que explica a razão pela qual a vida dos outros parece sempre mais interessante

Publicado em O Globo

TOULOUSE – O gramado do vizinho sempre pareceu mais verde. Com as redes sociais, a propaganda de casamentos perfeitos, carreiras bem sucedidas e vidas incrivelmente felizes – que em nada se parecem com a sua – ganharam ares ainda mais cruéis. Para entender os motivos que levam as comparações pesarem sempre para o lado de lá, cientistas procuraram uma explicação matemática, e chegaram a uma conclusão deprimente: a vida dos outros, em média, é, de fato, melhor do que a sua.

Segundo pequisadores da França e da Finlândia, não são apenas nossas inseguranças e aspirações pessoais que nos fazem almejar a vida dos outros, e sim o que eles chamam de “paradoxo da amizade generalizada”.

– O paradoxo pode ser entendido como um viés de amostragem em que os indivíduos que têm mais amigos são mais propensos a serem observados por seus amigos – disseram Young-Ho Eom, da Universidade de Toulouse, na França, e Hang-Hyun Jo, da Universidade Aalto, na Finlândia, ao jornal “Independent”.

Eles estabeleceram características positivas dentro das redes sociais, como riqueza, sucesso aparente, felicidade, número de publicações e citações. Dividindo as características pelo número de amigos, concluíram que os outros serão sempre, em média, mais populares, bem sucedidos e felizes.

É isso que Eom e Jo chamam de “paradoxo da amizade generalizada” (GFP, na sigla em inglês).

– A percepção das pessoas que nos cercam e de nós mesmos depende do estado dos nossos amigos, colegas e pares – afirmaram. – Quando comparamos nossas características com a dos nossos amigos, a nossa percepção de nós mesmos é distorcida.

Assim, somos inclinados a pensar o pior de nós mesmos na comparação com amigos mais íntimos e também com a média de amigos.

– Esta pode ser a razão pela qual os usuários ativos de redes sociais se descrevem como menos felizes, pois é mais fácil se comparar com outras pessoas – analisaram Eom e Jo.

Em outras palavras, não fique chateado quando um amigo próximo postar a foto de seu noivado em Punta Cana ou de um belíssimo carro novo. Estatisticamente falando, eles sempre serão melhores do que você.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for A grama do vizinho é de fato mais verde que a sua

Deixe o seu comentário