Papa: Internet é um presente de Deus

Francisco afirma que mundo digital precisa de ternura para se tornar ‘uma rede não só de fios, mas de pessoas’

Papa Francisco abençoa multidão durante audiência geral na Praça de São Pedro (foto: ANDREAS SOLARO / AFP)

Papa Francisco abençoa multidão durante audiência geral na Praça de São Pedro (foto: ANDREAS SOLARO / AFP)

Publicado em O Globo

CIDADE DO VATICANO – O mundo digital em alta velocidade das redes sociais, quase sempre superficial, precisa de uma injeção de calma, reflexão e ternura para se tornar “uma rede não só de fios, mas de pessoas”, afirmou o Papa Francisco nesta quinta-feira. Em mensagem para o Dia Mundial das Comunicações da Igreja Católica, o Pontífice disse que os meios de comunicação e a Internet, os quais ele chamou de “algo verdadeiramente bom, um presente de Deus”, poderia unir as pessoas, mas que a comunicação digital frequentemente impede que elas conheçam de fato umas as outras.

“Precisamos de ternura. O mundo da mídia tem de ser preocupar com a humanidade”, disse ele. “O mundo digital pode ser um ambiente rico em humanidade, uma rede não só de fios, mas de pessoas”.

Francisco, de 77 anos e nascido na Argentina, denunciou a por vezes “agressão violenta” da mídia e de comunicações que têm como objetivo principal a promoção do consumo e a manipulação. Ele pediu que as pessoas sejam não só tolerantes no ambiente digital, mas que também ouçam e tentem entender os pontos de vista dos outros.

“A velocidade com a qual a informação é comunicada supera a nossa capacidade de reflexão e julgamento”, afirmou. “A variedade de opiniões sendo transmitidas pode ser vista como boa, mas também pode levar as pessoas a se entrincheirar atrás das suas fontes de informação, que vão apenas confirmar os seus desejos e ideias, ou interesses políticos e econômicos”.

Os católicos, segundo ele, devem dialogar com os outros. E não pensar que suas ideias e tradições sozinhas “são válidas ou absolutas”.

“Dialogar significa acreditar que o outro tem algo importante a dizer”, afirmou. ‘Dialogar não significa renunciar as suas ideias e tradições, mas a pretensão de que elas sozinhas são válidas ou absolutas”.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Papa: Internet é um presente de Deus

Deixe o seu comentário