Clipe com “Photoshop” em movimento critica sociedade das aparências

noticia_83910Enquanto cantora executa a música, sua aparência vai sendo alterada por um editor de imagem

Publicado no Administradores

O retoque digital excessivo na imagem das modelos, atrizes e artistas para as capas de revista ou peças de propaganda ajuda a estigmatizar a tão propalada “sociedade das aparências”, citada nos principais debates filosóficos e antropólogicos da humanidade contemporânea. Para os principais críticos desse retoque abusivo, tudo parece perder sua espontaneidade, sua originalidade, gerando um universo imagético quase perfeito, que beira o surreal.

A canção “Nouveau Parfum”, interpretada pela cantora francesa Boglárka “Boggie” Csemer, bate nessa tecla. Não à toa, a letra começa justamente enumerando uma série de marcas famosas e levanta alguns dilemas como “o que eu escolher?”, “por que eu escolho?” e “quem quer que eu escolha?”.

Mas, isso não é tudo. O clipe abaixo usa uma ideia aparentemente simples, mas impressiona pela execução preciosa. Enquanto canta a música, o próprio rosto de “Boggie” vai sofrendo as mutações tecnológicas a partir de um software que lembra as funções do Photoshop, com a diferença que ele realiza as correções com o vídeo em movimento.

O filme, dirigido por Nándor Lorincz e Bálint Nagy, começa exibindo o rosto sem maquiagem da cantora e vai evoluindo com as mudanças de clareamento de pele, simetria do rosto, cor dos olhos e estilo de cabelo, entre outras modificações. A intenção é mandar uma poderosa mensagem para grande parte da sociedade que glorifica a beleza estética em detrimento de outros valores e qualidades.

Confira o filme:

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Clipe com “Photoshop” em movimento critica sociedade das aparências

2 Comentários

  1. Vagner disse:

    Brilhante crítica a essa sociedade que preza as aparências em detrimento da essência!!!!! É como quando se maquiam os cadáveres para que eles não pareçam tão asquerosos… Infelizmente os cadáveres que são mencionados através do clip andam , falam , comem, bebem, copulam e pensam que vivem!!!!

Deixe o seu comentário