O que acontece quando morremos?

filepicker-e2tX1R9StSbzO4VF4XJY_Flatline-838x628

 

Publicado no Hype Science

Há apenas um grupo de pessoas que realmente sabe o que acontece quando você morre: os mortos. E uma vez que os mortos não irão revelar os seus segredos tão cedo, cabe aos cientistas tentar explicar o que acontece quando uma pessoa morre.

A morte, como a vida, é um processo, dizem os pesquisadores. A primeira etapa deste processo é conhecida como morte clínica. Ela dura de quatro a seis minutos, começando quando uma pessoa para de respirar e o coração deixa de bombear sangue. Durante esse tempo, pode haver oxigênio suficiente no cérebro para que não ocorra alguma lesão cerebral permanente. Outros órgãos, como os rins e os olhos, também permanecem vivos ao longo da morte clínica.

Na segunda etapa da morte, conhecida como morte biológica, as células do corpo começam a se degenerar e os órgãos do corpo – incluindo o cérebro – se desligam. Os médicos às vezes são capazes de parar a morte biológica através da indução de hipotermia – resfriamento do corpo abaixo de sua temperatura normal. Este método pode parar a degeneração das células e tem sido usado para reanimar pacientes com parada cardiorrespiratória.

Esses estágios da morte são bem compreendidos, porém o que permanece indefinido é o que acontece a uma pessoa uma vez que ele ou ela está clínica e biologicamente morta. Para obter algumas dicas sobre este mistério, os pesquisadores se voltam para o estudo das experiências de quase-morte (EQMs).

De acordo com o Centro de Pesquisa de Experiências Fora do Corpo, em Los Angeles (EUA), mais de 8 milhões de norte-americanos relataram EQMs, que ocorrem quando uma pessoa está clinicamente morta, perto da morte ou em uma situação onde a morte é provável ou esperada.

Muitas pessoas que tiveram experiências de quase-morte relatam sensações semelhantes: sentir-se como se estivessem flutuando fora do seu corpo, mover-se rapidamente através de um túnel em direção à luz ou ver seus entes queridos falecidos.

Pesquisadores continuamente estudam as EQMs em um esforço para dar sentido aos processos biológicos e neurológicos que podem estar por trás de tais eventos. Alguns estudos afirmam que as EQMs são apenas uma forma de sonho lúcido, enquanto outros vinculam essas experiências à privação de oxigênio no cérebro. [Live Science]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for O que acontece quando morremos?

1 Comentário

  1. edson tadeu disse:

    NA NATUREZA NADA SE CRIA NADA SE PERDE TUDO SE TRANSFORMA, – pois é a morte nao passa de uma transformaçao. O homem acredita que tudo sabe, que por ter dominado certas partes do corpo humano se acham o DEUS , ou DEUS PREPOTENTE., mais pequenas coisas como uma AIDS, deixa eles de cabeça baixa pois tanto ela como outras doenças milenar desafiam a sua inteligencia, Se ele entender que no Cosmo tudo é inteligente ele poderá entender que uma cabeça que pensa que deixa uma passagem aqui na nossa terra nao pode simplesmente deixar de existir pos morte. Ha pessoas que preferem acreditar que tudo aconteceu por acaso. mas eu gostaria de saber como é que o acaso pode ser responsavel por tanta coisa inteligente . Ocaso nunca criou nem vai criar nada. A INTELIGENCIA VAI.

Deixe o seu comentário