Homens casados têm ossos mais fortes que solteiros, diz estudo

Levantamento mostra que homens que se casam com menos de 25 anos não apresentam os mesmos benefícios

Publicado no Terra

Os cientistas usaram dados de participantes que tinham entre 25 e 75 anos em 1995/1996 (Foto: Getty Images)

Os cientistas usaram dados de participantes que tinham entre 25 e 75 anos em 1995/1996 (Foto: Getty Images)

Casamento já foi relacionado a um risco reduzido de doenças cardíacas e de maiores taxas de sobrevivência ao câncer. Agora, uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, constatou que homens casados ou em relacionamentos estáveis de longo prazo, que não se separaram anteriormente, têm ossos mais fortes que solteiros e divorciados. Já para as mulheres, o que ajuda na saúde óssea é a qualidade do relacionamento. Os dados são do jornal Daily Mail.

Os cientistas usaram dados de participantes que tinham entre 25 e 75 anos em 1995/1996, sendo que todos foram entrevistados novamente em 2004/2005. Exame de densidade óssea e fatores que influenciam a saúde dos ossos, como medicamentos, menopausa e comportamentos de saúde, foram levados em conta. A ligação entre o casamento e a força dos ossos foi evidente na coluna vertebral, mas não no quadril, possivelmente devido a diferenças na composição óssea.

Constatou-se que homens que se casaram antes dos 25 anos não têm o mesmo benefício, pelo contrário, apresentam ossos mais fracos. “Casamento muito cedo é prejudicial aos homens provavelmente por causa das tensões de ter que sustentar uma família”, disse o co-autor Arun Karlamangla. Isso porque, por serem mais jovens, tendem a ter menos dinheiro e, portanto, mais dificuldade para cumprir as despesas.

No caso das mulheres, as com parceiros que as apoiam apresentaram ossos mais resistentes do que as que vivem com homens que não as tratam bem. “As descobertas implicam que não devemos assumir que o casamento tem os mesmos benefícios de saúde para homens e mulheres. Especificamente, nunca se casar, passar por um divórcio, viuvez ou separação está relacionado com a má saúde óssea em homens, enquanto má qualidade conjugal está associada à baixa saúde óssea em mulheres”, acrescentaram os autores.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Homens casados têm ossos mais fortes que solteiros, diz estudo

Deixe o seu comentário