10 dicas para melhorar a vida com atitudes simples

Compre um caderno, programe cinco minutos no relógio e escreva os pequenos itens que tem evitado, como lavar a cortina, colocar um botão na blusa, mudar o plano de saúde. Escolha algo que possa resolver em dez minutos e faça agora mesmo (Foto: Getty Images)

Compre um caderno, programe cinco minutos no relógio e escreva os pequenos itens que tem evitado, como lavar a cortina, colocar um botão na blusa, mudar o plano de saúde. Escolha algo que possa resolver em dez minutos e faça agora mesmo (Foto: Getty Images)

Publicado no Terra

Inspirada na dieta 5:2, em que as pessoas consomem apenas 25% das calorias diárias em dois dias da semana, a escritora Kate Harrison montou um programa para transformar as finanças, a carreira e os relacionamentos. A ideia é apostar em pequenos passos em horários livres de dois dias da semana, como mostra em seu livro 05:02 Your Life: Get Happy, Get Healthy, Get Slim (em tradução livre, 05:02 Sua Vida: Seja Feliz, Seja Saudável, Fique Magro). Confira abaixo as dicas da publicação, listadas no jornal Daily Mail.

1. Grandes itens
Há muitas evidências de que imaginar uma vida melhor pode ajudar a chegar onde quer. Para começar, imagine uma festa de um próximo aniversário em que sua idade termine com 0 ou 5. Use 15 minutos para anotar as respostas das seguintes perguntas: “Onde foi realizada a festa e quem eram os convidados?”, “Quem fez um discurso em sua homenagem?”, “O que disseram sobre você, suas qualidades e o que conseguiu em sua vida?”, “Como você se sente: mais sábio, apto, feliz do que hoje?”, “Imagine a casa para a qual vai voltar depois da festa e como vai passar o restante do dia”. Leia suas respostas e destaque as palavras e realizações mais importantes. Agora, você pode pensar em como tornar tudo isso realidade antes do aniversário. Basta planejar os pequenos passos que precisa tomar.

2. Pequenos itens
Compre um caderno, programe cinco minutos no relógio e escreva os pequenos itens que tem evitado, como lavar a cortina, colocar um botão na blusa, mudar o plano de saúde. Escolha algo que possa resolver em 10 minutos e faça agora mesmo. Repita isso em cada um dos seus dois dias. Aplique a ideia aos grandes itens também: se quer mudar de emprego, crie pequenas tarefas, como atualizar o currículo, e coloque-as em ação.

3. Preocupações
Preocupar-se pode levar tempo. Então, sempre que começar a se preocupar com algo, pare. Anote o problema e programe um período para se preocupar com isso mais tarde. Use 20 minutos de um dos seus dois dias para refletir, buscando soluções.

4. Desorganização
Se sua casa é desorganizada, faz com que sua vida também pareça assim. Escolha 20 minutos do dia, vá ao ambiente da casa que menos gosta e tente vê-lo com outros olhos. Liste os problemas e soluções. Se o que atrapalha for o excesso de itens, por exemplo, que tal doar alguns? Coloque em prática o que determinou quando tiver tempo livre.

5. Relacionamentos
Comprometa-se a comer à mesa com seus familiares duas vezes na semana com a TV desligada. Fale sobre o seu dia, a comida, os planos. Escreva uma lista das pessoas próximas e escolha uma que mereça um agrado ou uma surpresa. Coloque isso em prática em um dos seus dois dias. Agora, anote os nomes de quem perdeu o contato e tente ativá-lo mandando mensagem de texto ou e-mail. Uma resposta positiva já pode melhorar o seu dia.

6. Finanças
Cuidar do dinheiro pode ser chato e até assustador, mas é possível com medidas simples. Em um dos dois dias, recolha o dinheiro da carteira e comprovantes de pagamentos. Estude o material. Enfrente um dos problemas no horário livre, como buscar um investimento mais rentável e procurar um mercado mais barato.

7. Economia
Anote o que gasta em um dia típico. Em um dos seus dois dias, você poderá gastar apenas 25% desse valor.

8. Físico
Não gosta de academia? Sem problemas! Aposte em 20 a 25 minutos de movimento. Vale escolher escadas em vez de elevador, caminhar ou correr pela sala enquanto assiste à TV ou se exercitar com as dicas de um DVD de fitness.

9. Hobbies
Em vez de colocar os pés para cima em seu tempo livre, aposte em um hobbie. Escreva uma lista de coisas divertidas, como cantar no chuveiro, dançar na cozinha, pintar as unhas, tentar uma nova receita, fazer aula de canto. Escolha os itens que mais agradam e organize tempo para colocá-los em ação nos dois dias.

10. Humor
Quando foi a última vez que fez algo só para si? Isso é importante para melhorar o humor e a falta de confiança. Escolha algo que quer fazer sozinho, como ler um romance ou tomar banho de chuva. Seguir a lista de hobbies também é uma boa pedida para reverter a situação.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 10 dicas para melhorar a vida com atitudes simples

Deixe o seu comentário