Biólogo registra tubarão-baleia de boca aberta próximo a mergulhador

Apesar da imagem, animal marinho é inofensivo ao ser humano.
Foto foi tirada durante mergulho na Isla Mujeres, em Cancún, México.

Biólogo marinho queria registrar um tubarão-baleia de boca aberta; imagem foi feita durante megulho na Isla Mujeres, próximo a Cancún, no México (Foto: Simon Pierce/Mercury Press/Caters)

Biólogo marinho queria registrar um tubarão-baleia de boca aberta; imagem foi feita durante megulho na Isla Mujeres, próximo a Cancún, no México (Foto: Simon Pierce/Mercury Press/Caters)

Publicado no G1

O biólogo marinho neozelandês Simon Pierce registrou fotos da aproximação de um tubarão-baleia a um grupo de mergulhadores na Isla Mujeres, perto de Cancún, no México.

Na imagem acima, o tubarão-baleia parece querer engolir um dos mergulhadores. Mas o efeito é apenas visual, porque aparentemente o homem estaria atrás do animal, uma vez que o mergulhador aparece mais “embaçado” (com mais água entre ele e o fotógrafo) que o peixe cartilaginoso, que estaria mais próximo e é visto com maior nitidez.

Segundo Pierce, naquele dia, havia cerca de 100 tubarões-baleia nadando na área. Ele explica que tirou a foto com uma lente grande angular porque queria registrar a boca escancarada do animal.

Em seu blog, o biólogo dá uma dica importante para quem quer captar uma cena como essa: “Quanto mais perto você ficar do tubarão-baleia, melhor, porque a imagem vai ficar mais nítida com menos água separando vocês. Dá para ficar a 50 centímetros do tubarão-baleia e ainda conseguir pegar ele inteiro”.

A espécie pode medir entre 2 e 17 metros e se alimenta principalmente de zooplâncton (organismos que vivem dispersos na coluna d’água), mas também fazem parte de sua dieta ovos e larvas de peixes, invertebrados e lulas.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Biólogo registra tubarão-baleia de boca aberta próximo a mergulhador

Deixe o seu comentário