Aos 85 anos, morre Shirley Temple nos Estados Unidos

A BBC informou sobre a perda da atriz norte-americana e maior estrela infantil da década de 30. Ela tinha 85 anos.

Publicado no Ego

Shirley Temple em 1935 (Foto: Getty Images/Agência)

Shirley Temple em 1935
(Foto: Getty Images/Agência)

Shirley Temple morreu nesta segunda-feira, 10, nos Estados Unidos. De acordo com um comunicado enviado pela família e divulgado pela emissora de TV BBC, a mais famosa estrela infantil de todos os tempos estava em sua casa, em Woodside, na Califórnia, e morreu de causas naturais: “Ela estava cercada por sua família e pessoas que a amavam. Nós a saudamos por sua vida e por toda sua inesquecível história como atriz, diplomata, amada mãe, avó e bisavó e adorada mulher por 55 anos do falecido e saudoso Charles Alden Black”.

Shirley Temple foi casada primeiramente com o ator John Agar, de quem se divorciou em 1949, e no ano seguinte, casou-se com Charles Black. Os dois ficaram juntos até a morte dele, em 2005. A atriz é mãe de três filhos, a mais velha, Linda, de seu primeiro casamento, e os outros dois, Charles e Lori, do segundo.

A atriz e diplomata começou a fazer aulas de dança com apenas 3 anos. Em 1935, aos 6 anos, ela ganhou uma miniestatueta simbólica do Oscar por sua contribuição ao cinema. Ainda hoje ela é a pessoa mais jovem a receber um Oscar da Academia. Foi uma verdadeira campeã de bilheteria (salvando a Fox Filmes) e encantando a todos com seu incansável otimismo. Nunca uma estrela infantil fez tanto sucesso.

Tornou-se objeto de consumo na América, com produtos que levavam seu nome e rosto, como bonecas e livros. Atuou em diversos filmes de sucesso como “Olhos encantadores” (1934), “Alegria de viver” (1934) e “A pequena órfã” (1935). A entrada da adolescência fez com que os papéis rareassem.

Com 43 filmes no currículo, depois de adulta Shirley não teve o mesmo sucesso como atriz e aposentou-se do cinema em 1950, aos 22 anos. Em 1967, se candidatou ao cargo de representante do estado da Califórnia no congresso norte-americano, mas não obteve êxito. Nos anos de 1969 e 1970, foi delegada junto às Organizações Nações Unidas (ONU). Também foi embaixadora americana no Gana (1974-1976), foi chefe de protocolo para o presidente Gerald R. Ford (1976-1977) e membro da delegação americana que tratava dos problemas dos refugiados africanos (1981). De 1989 até 1992, Shirley Temple serviu como embaixadora na Tchecoslováquia.

Em 1972, aos 44 anos, Shirley descobriu que tinha câncer de mama e foi a primeira celebridade a admitir em público a sua doença. A razão para isso, foi encorajar outras mulheres a previnirem este problema.

Em 2006 a atriz recebeu uma homenagem no Screen Actors Guild Awards, em Los Angeles. No SAG Awards, ela recebeu o Life Achievemente Award e foi aplaudida de pé por astros como George Clooney, Morgan Freeman, Sandra Bullock, William Shatner, Don Cheadle e Reese Witherspoon. A estrela mirim Dakota Fanning apresentou uma retrospectiva de sua carreira e vida pessoal. Jamie Lee Curtis anunciou Shirley que entrou no palco acompanhada pelo filho, Charles Black Jr. Assista ao vídeo aqui.

Em entrevista a BBC em 1972, Shirley relembrou sua trajetória e disse que não ganhou tanto dinheiro quanto se imagina, mas que nunca será pobre graças a lei americana que a protegeu baseada no fato de que o dinheiro ganho por um menor de idade não poderia ser tocado. Veja o vídeo da entrevista aqui.

shirley_temple_com_filhos_1957_getty

Shirley Temple em 1957, em Atherton, Califórnia, com os filhos Charles e Lori (Foto: Getty Images/Agência)

shirley_temple_e_charles_black_1953_getty

Shirley Temple e o segundo marido, Charles Black, em 1953 (Foto: Getty Images/Agência)

shirley_temple_e_john_agar_1948_getty

Shirley Temple e o primeiro marido, John Agar, com a filha, Linda, então com três meses, em 1948 (Foto: Getty Images/Agência)

shirley_temple_em_1968_getty

Shirley Temple em 1968 com o pôster de sua campanha eleitoral (Foto: Getty Images/Agência)

shirley_temple_em_2006_getty

Shirley Temple em 2006 (Foto: Getty Images/Agência)

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Aos 85 anos, morre Shirley Temple nos Estados Unidos

Deixe o seu comentário