Espanhol Molg H. não autorizou utilização de seus desenhos pela página ‘Psicóloga Honesta’

‘Psicóloga Direta’ muda de rosto: antes retratada pelo espanhol Molg.H (E), personagem ganha traços do brasileiro Pedro Naine (D) Reprodução

‘Psicóloga Direta’ muda de rosto: antes retratada pelo espanhol Molg.H (E), personagem ganha traços do brasileiro Pedro Naine (D) Reprodução

Publicado no O Globo

O ilustrador espanhol Molg H. afirmou, em um comunicado publicado no Facebook nesta quinta-feira, que não autorizou a utilização de seus desenhos pela página “Psicóloga Honesta”, criada em janeiro pelo brasileiro João Mirio Pavan.

“Aparentemente, alguém tem plagiado, copiado ou feito um trabalho derivado de ‘La psicóloga honesta’. (…) Existe uma página no Facebook que publica imagens modificadas da minha tira com novos textos”, disse Molg H., que publica as tirinhas “La psicóloga honesta” desde junho de 2013. Links Psicologa honesta

Entrevistado pelo jornal O Globo no início de fevereiro, o criador da página brasileira, João Mirio Pavan, afirmou que pediu autorização ao desenhista europeu para usar suas imagens e que ambos eram amigos. Apesar da descrição da página brasileira destacar que as ilustrações eram de autoria de Molg H. desde sua criação, o artista nunca autorizou a utilização de seu trabalho.

“O criador da página do Facebook me enviou várias mensagens pedindo permissão para utilizar as imagens (observação: a permissão foi pedida depois de usá-las, não antes), às quais não respondi em nenhum momento porque, na verdade, não sabia o que responder. (…) Isso quer dizer que não lhe dei a permissão”, explicou o espanhol no texto.

O ilustrador, porém, não acusou o brasileiro de copiá-lo e disse que não vai “começar a definir o que é plágio, o que é trabalho derivado, o que é cópia, ou o que é se basear em algo para produzir algo novo”.

“Acho que é sempre bom usar referências se for para criar algo exclusivamente novo. (…) Não estou chateado com o criador da página da psicóloga honesta. Ele simplesmente errou. Todos nós cometemos erros às vezes”, escreveu.

Há quase duas semanas, a página “Psicóloga Honesta”, que tem mais de 154 mil seguidores no Facebook, mudou de nome para “Psicóloga Direta”. Segundo seu criador, a mudança foi feita após a fanpage ser alvo de denúncias de internautas que acreditavam que o título denegria a imagem dos profissionais da psicologia. Agora renovada, a comunidade ainda traz tirinhas de humor em que uma analista fictícia dá conselhos extremamente honestos e quase cruéis a seus pacientes.

As ilustrações do artista espanhol Molg.H, originalmente utilizadas nas tirinhas, foram substituídas por desenhos do ilustrador brasileiro Pedro Naine.

– Precisava monetizar o negócio e, para isso, criar minhas próprias ilustrações. Então contratei o Pedro Naine para o trabalho. Também queria me livrar da burocracia que é usar desenhos não próprios – justificou Pavan à época.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Espanhol Molg H. não autorizou utilização de seus desenhos pela página ‘Psicóloga Honesta’

Deixe o seu comentário