Pesquisa diz que brasileiros confiam mais nas notícias de jornais impressos

Publicado no Zero Hora

Num mundo cada vez mais digital, os jornais impressos lideram o nível de confiança da população brasileira em comparação a outros meios de comunicação como TV, rádio e internet. Esse é apenas um dos resultados interessantes sobre o consumo da informação no Brasil em uma pesquisa nacional divulgada pelo governo federal.

A pesquisa sobre os hábitos de consumo de mídia foi encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Ela foi feita entre outubro e novembro do ano passado pelo Ibope, contratado por licitação. Foram ouvidas 18.312 pessoas no país, sendo 602 em Santa Catarina.

Quando perguntados sobre as informações que apresentam maior nível de confiança, 53% disseram confiar sempre ou muitas vezes nos jornais impressos. Eles são seguidos pelas notícias do rádio e da TV, tecnicamente empatadas com 50% e 49%, respectivamente.

O menor nível de confiança entre os entrevistados está nas notícias publicadas por blogs – apenas 22% dos pesquisados confiam sempre ou muitas vezes nesse tipo de conteúdo. Em seguida, em posição um pouco melhor, aparecem notícias de redes sociais (24%) e de sites (28%).

A televisão é o maior hábito do brasileiro. Segundo a pesquisa, 97% dos entrevistados afirmaram ver TV. A internet e o rádio são meios de comunicação também muito presentes na vida das pessoas, ainda que em menor grau: 61% têm o costume de ouvir rádio e 47% têm o hábito de acessar a  internet. Já a leitura de jornais e revistas impressos é menos frequente e alcança, respectivamente,  25% e 15% dos entrevistados.

O meio de comunicação preferido pelos brasileiros é a TV (76,4%), seguido pela internet  (13,1%), pelo rádio (7,9%), pelos jornais impressos (1,5%) e pelas revistas (0,3%) — outras respostas  somam 0,8%. A pesquisa servirá de parâmetros para eficiência, visibilidade das ações e dos programas do governo, além de transparência na alocação dos recursos de publicidade.

Frequência e uso da internet

Sobre a internet, meio de comunicação que mais cresce entre os brasileiros, o estudo analisou a frequência e intensidade de uso.

Enquanto a maioria dos brasileiros (53%) nunca acessa a internet, cerca de um quarto da população (26%) o faz nos dias da semana e com intensidade diária de 3h39min de 2ª a 6ª feira e de 3h43min no final de semana.

A população mais jovem lidera o uso da internet. Dos entrevistados, 77% deles com menos de 25 anos têm contato com a rede pelo menos uma vez por semana. Esse percentual cai para 3% entre os entrevistados com mais de 65 anos.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Pesquisa diz que brasileiros confiam mais nas notícias de jornais impressos

3 Comentários

  1. Vagner disse:

    É necessário um novo marco regulatório para que haja democratização dos meios de comunicação e é triste saber que as pessoas acreditam tanto assim na mídia impressa que é uma das mais concentradas do mundo . Os barões da imprensa devem estar vibrando em suas poltronas de satisfação por descobrirem que podem enganar milhares com muita tranquilidade!!!!!

Deixe o seu comentário