Nossa percepção de tempo e história é bem limitada

Jader Pires, no Papo de Homem

Talvez a palavra “limitada” seja pesada demais, quase pessimista. Pode ser que o nosso entendimento da linha do tempo, desde a formação do nosso planeta Terra até os dias de hoje, seja “confusa”.

Não que tivesse de ser fácil. Estamos aqui em um pedacinho ínfimo de história, tomados de certeza de que imperamos desde que o mundo é mundo, donos de tudo o que aconteceu e de tudo que há de calhar. Nessa brincadeira, escolhemos — todos nós — pedaços do complexo funcionamento desse tempo e ligamos os pontos mal costurados e levamos.

Com ruído em demasia, com desatenção potente e comunicação falha, fica fácil demais deixar de lado qualquer entendimento sobre tempo e história. Aprendemos coisas na escola, decoramos as informações e jamais colocamos isso em compreensão, nunca mais tentamos juntar as peças. As informações passam a correr soltas e afastadas de nós, da nossa realidade.

É por isso que ficamos impressionados quando curiosidades, dessas que poderiam ser as mais bobinhas da internet, caem como pequenas bombas de noção, quase piadinhas, quase truques que se faz na rua com copos e uma bolinha. Temos, aqui, algumas informações que vão se encaixar e fazer com que possamos ter uma visão um pouco mais de longo alcance.

darth-vader-guilhotina

Star Wars estreou nos cinemas em maio de 1977. A última execução por guilhotina ocorreu em 10 de setembro do mesmo ano, em Marselha.

estegossauro-tiranossauro-rex

O Estegosauro viveu há cerca de 150 milhões de anos, enquanto o T-Rex viveu há 65 milhões de anos. O dinossauro grandão e famoso no Jurassic Park foi aparecer só 85 milhões de anos depois do pequenino aí que ninguém conhece, logo, estamos mais perto — na linha do tempo — de um dinossauro do que dois deles que viveram em períodos diferentes.

mamutes-piramides-egito

Enquanto a maioria dos mamutes morreram há 10.000 anos, uma pequena população sobreviveu até 1650 aC. Por esse ponto, o Egito estava a meio caminho de seu império, e as Pirâmides de Gizé já tinham mil anos de idade.

piramides-egito-cleopatra-pizza-hut

As Grandes Pirâmides foram construídas cerca de 2560 aC, enquanto Cleópatra, a última rainha da dinastia Ptolomeu, viveu por volta de 30 aC. A primeira Pizza Hut abriu em 1958. Com isso, ela esteve há mais de 2.500 anos da construção pirâmides e 1988 de um pedaço de pizza.  Uma diferença de pouco mais de 500 anos.

betty-davis-pão

Otto Frederick Rohwedder inventou o pão fatiado em 1928, enquanto a atriz americana Betty White nasceu em 1922. O pão já existia há muito tempo, mas não na forma de pré-cortada.

universidade-harvard-cálculo

Harvard é a mais antiga instituição de ensino superior nos EUA, fundada em 1636. A matéria de cálculo não existia até o final do século 17, com o trabalho de Gottfried Leibniz e Isaac Newton.

John-Tyler-Abrahan-lincoln

Pra se ter ideia, Barack Obama é o 44º presidente americano.

John Tyler foi presidente entre os anos de 1841 e 1845, 20 anos antes de Abraham Lincoln. Ele teve um filho, Lyon, aos 63 anos. Lyon teve dois filhos, Lyon Jr. e Harrison. Ambos ainda estão vivos hoje, na casa dos 80 anos.

imperio-otomano-turquia-warner-brothers

Harry, Albert, Sam e Jack Warner abriram seu primeiro teatro, o Cascade (New Castle, Pensilvânia), em 1903. Enquanto isso, o Império Otomano se estendeu de 1299 a 1923, quando a Turquia se tornou uma nação independente.

universidade-oxford-civilização-azteca

O ensino começou em Oxford, já em 1096 e, por 1249, a Universidade foi fundada oficialmente. A civilização Asteca como a conhecemos começou com a fundação de Tenochtitlán, em 1325.

10

Em 1906, Santos Dummont voou com sucesso (desculpa, irmãos Wright). Depois, em 1941, os japoneses usavam o ​​voo para bombardear Pearl Harbor.

Apenas 28 anos depois, a Apollo 11 pousou na Lua em 1969.

12(1)

A espécie humana tem vivido na Terra há apenas 0,004% da história do planeta.

Se tudo isso não for o bastante, é isso o que está acontecendo no mundo nesse momento

19fzwfvlju2qqgif

Esta animação brilhante é do artista XKCD, que mostra que coisas estão acontecendo enquanto lemos esse artigo. Não temos noção do tempo até ele se mostrar diante de nossos olhos.

As informações foram tiradas do site Distractfy, com checagens minhas da veracidade das informações. Já as lindas imagens (tirando a última, já creditada) são do Felipe Franco, o talento da casa.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Nossa percepção de tempo e história é bem limitada

Deixe o seu comentário