Herdeiro da Du Pont, culpado de estuprar filha, se livra da prisão

Segundo o juiz responsável pelo caso, Robert Richards IV – herdeiro de uma das famílias mais influentes dos EUA – não deve ir para a cadeia porque “não se daria bem” naquele ambiente. A filha tinha 3 anos quando o crime ocorreu

robert-richards-ivPublicado na Época

Robert Richards IV, herdeiro da Du Pont, é membro de uma das famílias mais influentes do mundo. É também um molestador condenado. Em  2009, a justiça americana declarou Richard culpado por estuprar a filha quando ela tinha 3 anos de idade. O caso veio à tona quando a garota, então com cinco anos, disse a parentes que não queria “que o papai me tocasse mais”.

Inicialmente, sua pena deveria incluir até 15 anos de prisão.  Mas Richards nunca foi preso. Nesta semana, veio a público o motivo – segundo Jan Jurden, o juiz encarregado do caso, Richards, um homem de 47 anos e 1,95 de altura, não se “daria bem na cadeia”. Em lugar de passar todos esses anos atrás das grades, a pena de Richards foi mudada para liberdade vigiada e tratamento. A pena mais leve tornou-se conhecida com a divulgação dos detalhes de um novo processo movido pela ex-mulher de Richards. Segundo o processo, além de violentar a própria filha, ele fez o mesmo com o filho do casal, também um criança, entre 2005 e 2007.

Richards não trabalha. Vive de sua herança – ele é descendente do patriarca da família Du Pont, Irenee Du Pont. A empresa da família já foi uma das três maiores indústrias químicas do mundo, responsável pelo desenvolvimento de produtos como nylon, Teflon e lycra.  Richard contratou um dos principais escritórios de direito de Delaware, estado onde mora, para defendê-lo e firmou um acordo com a justiça que o livraria da prisão desde que ele se admitisse culpado pelos crimes.

O promotor responsável pelo caso classificou como pouco usual a justificativa dada pelo juiz do caso para livrar Richards da cadeia – de que ele não se sairia bem sob essas circunstâncias: “Quem é que sai bem na cadeia?” disse ao jornal The News Journal. Já Brendan O’Neill, defensor público de Delaware, declarou que o caso levanta a questão de como uma pessoa dona de grande fortuna é tratada pelo sistema penal.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Herdeiro da Du Pont, culpado de estuprar filha, se livra da prisão

Deixe o seu comentário