Evangélicos dizem que novela promove umbanda e boicotam Globo

pedacinhoPublicado no UOL [via Tribuna Hoje]

Evangélicos estão promovendo uma campanha na internet contra a novela das seis da Globo, Meu Pedacinho de Chão, que acusam de fomentar a umbanda. Uma publicação com mais de 85 mil compartilhamentos no Facebook diz que a trama é ambientada em um terreiro disfarçado e os nomes dos personagens contêm referências à religião afro-brasileira.

O texto, publicado em 15 de abril pela evangélica Dayhendyra Alves, faz um “alerta” sobre a novela Meu Pedacinho de Chão. “Descobri que a Vila de Santa Fé [cidade fictícia da novela] é um terreiro e que os nomes dos personagens são de umbanda”, diz a publicação. Coronel Epaminondas (Osmar Prado), chamado de Coronel Epa, seria uma referência à saudação Epa Babá ao Orixá Oxalá, um dos mais cultuados das religiões africanas.

Ainda segundo a publicação, o violeiro Viramundo (Gabriel Sater) seria uma variação do Exu Gira Mundo. O texto termina com uma prece a Jesus contra a trama de Benedito Ruy Barbosa: “Que o Senhor Jesus nos lave com seu poderoso sangue e abra nossos olhos!”.

Telespectadores evangélicos que compartilharam a publicação chamam Meu Pedacinho de Chão de “demônio puro” e prometem boicotar a novela da Globo. “Logo vi por que odiei essa novela. Demônio puro. Deus abra a mente das pessoas para a realidade”, comentou Michelle Araújo. “Depois dessas informações, irei me negar a não mais assistir. Prefiro agradar a meu Deus!”, escreveu Zélia Maria.

Meu Pedacinho de Chão não é a primeira novela da Globo boicotada por religiosos. O caso mais recente aconteceu em 2012, quando fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus fizeram campanha na internet contra Salve Jorge. O bispo Edir Macedo, líder da Universal e dono da Record, escreveu em seu blog que São Jorge, venerado pelo catolicismo e por religiões afro-brasileiras, é um “deus pagão travestido de santo”. Na época, a autora Gloria Perez respondeu ao ataque dos evangélicos. “Não se deve ampliar a voz dos imbecis”, disse em entrevista ao jornal O Globo.

Procurada pelo Notícias da TV, a Federação de Umbanda do Brasil não quis comentar o caso do boicote de evangélicos à novela das seis da Globo, porém ressaltou que não é a primeira vez que a religião afro-brasileira sofre ataques de intolerância.

A Globo esclarece que Meu Pedacinho de Chão não é inspirada na umbanda e não faz nenhuma referência a ela.

Independentemente do boicote de evangélicos, a novela das seis da Globo vem marcando a mais baixa média da história do horário.

Abaixo, o post com quase 100 mil compartilhamentos.

UM ALERTA SOBRE A NOVELA MEU PEDACINHO DE CHÃO!!! Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que você tem deixado entrar na sua casa? Me senti incomodada com a novela das 18:00hs (Meu pedacinho de chão), achei as roupas estranhas então decidi pesquisar, não achei nada tenebroso rs… Mas Deus me tocou para pesquisar nome por nome, descobri que a vila de Santa fé é um “TERREIRO” e que o nomes dos personagens são de “UMBANDA” veja: EPAMINONDAS chamado de ÊPA significa: saudação ao ORIXÁ OXALÁ (Êpa Babá) SERELEPE: Seus sinônimos são Gay, excitado, inquieto, danado, caxinguelê, conhecido na umbanda como Joãozinho, Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio e Serelepe da Umbanda (sapeca adora balas e doces). PITUCA: Boneca Pituca, esoterismo e ocultismo, Famosa mãe de santo, e filha de orixá VIRAMUNDO/GIRAMUNDO: exú GINA: Famosa mãe de Santo ,A Voz de Oyá, Yansã e Ruy de Ógún, está representando o lesbianismo. AMÂNCIA: filha de OXÚM Dona TEREZA: CIGANA, OXUM PANDA, CABLOCA, No grego significa SEIFERA E CAÇADORA. TUIM: santo, saudação de umbanda. Mãe BENTA: mãe de santo CATARINA: mãe de santo RODAPÉ: pé que gira PEDRO FALCÃO: Falcão povo das aguas, OXUM Tem um senhor que vive de chapéu fumando cachimbo com bengala na mão esse vcs já sabem. Estes são apenas alguns… Que o Senhor Jesus nos lave com seu PODEROSO SANGUE e abra nossos olhos!

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Evangélicos dizem que novela promove umbanda e boicotam Globo

16 Comentários

  1. Leonardo disse:

    Os crentes não gostam! Humm…… é bom sinal que seja bom!

  2. Claudia disse:

    Fanatismo. Não encontro palavra mais adequada para esse boicote. Eu não sigo a Umbanda, mas quero deixar meu comentário. Que eu saiba a Umbanda é uma religião como outra qualquer. E que eu saiba não faz adoração ao demônio. Essas pessoas que estão criticando é que possuem um véu sobre os olhos, parecem que fizeram uma lavagem cerebral e se julgam santas para criticarem a religião de outras pessoas. Deus é um só e não faz julgamento das pessoas, os “humanos” é que fazem.

  3. Juliano Bones disse:

    Não discutirei religião, mas pensem o como seria legal se descobricemos que no final da novela o Coronel é o mocinha e a professorinha é uma vampira, faria muito sentido com o titulo “meu pedacinho de chão”, o coronel mataria a professorinha e diria ” Sempre odiei esses vampiros” como no final do filme garotos perdidos. A internet viria abaixo de gente revendo os capítulos pra achar as referencias escondidas e as dicas que comprovariam que o Coronel só queria proteger a vila do assedio da vampira 🙂

  4. Raissa disse:

    DE UMA COISA TENHO CERTEZA, JESUS É O ÚNICO CAMINHO PARA A SALVAÇÃO.

    • CLÁUDIA disse:

      E ELE DISSE QUE “ONDE ESTIVER UM OU DOIS REUNIDOS EM MEU NOME – AÍ ESTAREI” .
      ELE NÃO DISSE EM QUE RELIGIÃO ESTARÁ, MAS ONDE ESTIVEREM REUNIDOS EM SEU NOME.

  5. Dyenne disse:

    sou evangelica e n concordo com umbandismo + o fato de n concordar n quer dizer q eu n respeite , tenho plena consciência q estou em um pais q da liberdade a todas as religiões e q se n estou satisfeita com tal programação eu simplesmente não ligo a tv em tal canal

  6. elisa disse:

    Primeiro eu sou evangélica, segundo me envergonho de pessoas que se dizem de Deus terem uma postura dessas. Evangélicos pra começo de conversa nem deve perder tempo assistindo novela, o mundo aí necessitado de Deus e esse povinho preocupado com a novelinha da Globo? pessoas estão morrendo de fome, morrendo com a violência e que papel temos exercido na sociedade? infelizmente alguns de nós tem mancado a verdadeira mensagem de Cristo.

  7. marconi disse:

    Não sou umbandista, nem evangélico ou católico. aliás prefiro não me posicionar sobre religião, pois para mim que sou ocidental e cresci em torno da religião cristã, Jesus sempre tolerou e nunca descriminou qualquer pessoa, seja por classe social, cor, raça ou religião.
    Sobre as pessoas que se dizem cristã e se vestem como tal, procurem saber mais sobre a religião umbanda e toda sua história. Penso que é um absurdo um negro, afro brasileiro que critica a religião umbanda, que a chama de religião demoníaca. Por favor, a esse tipo de pessoa só tenho sentimento de pena, de como seu espírito e pobre e podre.
    Por favor pessoas, vivemos no século XXI não vamos manter o mesmo modelo escravista e imperialista dos séculos anteriores. Onde os negros africanos eram tratados como seres sem alma ou almas perdidas, forçando-os à abdicarem de suas culturas e religiões em prol de um fanatismo que nada tem haver com a filosofia que Jesus Cristo nos ensinou.
    “Amais uns ao outros como eu vos amei”!

  8. fredmorsan disse:

    Mas por que crente vai boicotar algo que ele já é proibido pelo pastor de assistir?

    E outra: tem crente mais entendido em macumba e umbanda do que pai-de-santo!

  9. Lanes Romano. disse:

    LAMENTÁVEL!!!
    A ignorância é, e sempre foi, um mal destruidor…
    Como é duro ter que saber de gente que não conhece nada do mundo espiritual, comentando do que não conhece e discutindo do que não entende.
    O fato de não se conseguir ver o mundo espiritual não significa que ele não existe. As pessoas não nascem com a idéia formada; elas vão se informando e formando seus pontos de vista com o que percebem pelos seus sentidos. É um pão nosso a cada dia…; que vai enchendo ou inchando as mentes e os corações das pessoas que não selecionam com sabedoria o que comem. No final, a produção de cada um será sempre o resultado de sua alimentação diária…
    O Ser Humano é, ou será, o que aprende durante sua peregrinação terrena. E o que tem valor em toda a sua existência é a sua Alma e não o que sente em seu mísero e passageiro corpo.

    Só a Graça e a Misericórdia do Senhor!
    Lanes Romano.

  10. Andrea Silva disse:

    o problema hj em dia e q as pessoas estão acomodadas em um “tem nada não” pra elas e tudo normal e é racismo dos evangélicos. a melhor forma de sabermos a verdade é lendo a biblia…. pois a propria diz conhcereis a verdade e a verdade vos libertará. enquanto vcs ficam deixando críticas entre si procurem entender um pouco mais do que se prega os evangélicos e do que se é pregado em outras religiões. ..

Deixe o seu comentário