Pesquisadores desenvolvem fórmula para ‘popularidade de fotos’ na web

Segundo pesquisadores, fotos que mostram biquínis têm um 'forte impacto positivo'

Segundo pesquisadores, fotos que mostram biquínis têm um ‘forte impacto positivo’

Publicado na BBC Brasil

Os especialistas analisaram a cor, textura, conteúdo e contexto de mais de 2 milhões de fotos no site de compartilhamento Flickr e então contaram o número de vezes que as fotos foram vistas para descobrir quais fatores levam as fotos à fama.

Aditya Khosla, estudante do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Atish Das Sarma, do eBay Research Labs e Raffay Hamid, do DigitalGlobe, divulgaram no mês passado o estudo “O que torna uma imagem popular?” em uma conferência sobre internet.

Segundo os especialistas, fotos que mostram armas, como um revólver, minissaias, maiôs, biquínis, sutiãs e xícaras têm “um forte impacto positivo” na popularidade de uma foto.

Entre os objetos e animais que tiveram um “impacto positivo médio” estão pandas gigantes, basquete, joaninhas, lhamas e arados.

As fotos com impacto positivo baixo são as que mostram guacamoles, catamarãs, javalis, carroças e placas solares. E há também as fotos com impacto negativo, que mostram espátulas, laptops, carrinhos de golfe e desentupidores.

Eles também descobriram quais as cores em fotos que mais atraem as pessoas.

“Observamos que, em média, as cores mais azuladas e esverdeadas tendem a ter importância menor quando comparadas à cores mais avermelhadas. Isto pode ocorrer pelo fato de as imagens conterem mais cores chamativas (que) tendem a atrair o olhar do observador, levando a um número maior de views”, escreveram os pesquisadores.

Recomendações e teste

Os pesquisadores também dão algumas sugestões para aumentar a popularidade das fotos, entre elas está a opção por colocar figuras humanas na imagem ou, pelo menos, um ponto de foco bem definido.

“Podemos observar que objetos semanticamente importantes, como pessoas, tendem a contribuir positivamente para a popularidade de uma imagem. Notamos ainda que cenas abertas com pouca atividade tendem e não ser populares (com muitas exceções, é claro)”, escreveram os especialistas.

Além de avaliar o que torna uma foto popular, Khosla e os colegas também lançaram uma ferramenta online que permite que os fotógrafos testem as chances de uma imagem ganhar popularidade na web antes de a foto ser postada no Flickr.

A pontuação pode chegar ao nível mais baixo, 0,8 ou ao máximo, sete. Se a foto ficar com uma pontuação média, de quatro, ela poderá conseguir 16 views por dia.

Mas, como a avaliação não é exata, o próprio Khosla aconselha que as pessoas analisem as pontuações relativas de várias imagens antes de escolherem a que vão postar.

Talvez a falta de exatidão ocorra devido ao fato de o algoritmo ser limitado e reconhecer apenas mil objetos, além de não medir o impacto das imagens de celebridades. E isto pode explicar os baixos resultados de algumas imagens muito populares como o selfie da apresentadora Ellen DeGeneres durante a cerimônia do Oscar, que conseguiu apenas uma pontuação de 4.158 com a ferramenta dos especialistas.

 

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Pesquisadores desenvolvem fórmula para ‘popularidade de fotos’ na web

Deixe o seu comentário