Pesquisa mostra que mulheres com menos maquiagem são mais atraentes

Heloisa Negrão, na Folha de S.Paulo

Pesquisadores da universidade Bangor descobriram que as mulheres superestimam o poder da maquiagem como arma para atrair homens (e também outras mulheres). Também chegaram à conclusão que a nossa percepção do que o outro acha atraente também está errada.

Para chegar nesse resultado um trio de psicólogos ingleses reuniu 44 mulheres e ofereceu batom, base, rímel e blush. Eles pediram para que elas se maquiassem para balada.

As 44 modelos foram fotografadas de cara lavada e então com a maquiagem finalizada. A partir dessas duas fotos, eles criaram digitalmente uma escala (ex: 0% maquiada, 50% maquiada e 100% maquiada) com 21 imagens da mesma modelo. Para chegar nessa “régua”, o rosto maquiado foi sendo “limpo” digitalmente até chegar ao natural.

Reprodução/The Quarterly Journal of Experimental Psychology

Modelo 0% (à esq.) e 100% maquiada

Eles então reuniram essas centenas de fotos e as apresentaram para 44 estudantes da universidade (homens e mulheres). Os “observadores” deveriam selecionar três fotos de cada modelo e separar em três grupos: “ela está a mais atraente para mim”, “ela está mais atraente para homens” e “ela está mais atraente para mulheres”.

As fotos das modelos foram mostradas ao acaso. Embaixo de cada foto, uma régua vermelha permitia ao “observador” aumentar ou diminuir a quantidade de maquiagem usada e a partir daí mandá-la para um dos três grupos. Sem mostrar aos observadores, os pesquisadores mediam a porcentagem da maquiagem nas fotos escolhidas.

Para a maioria dos observadores (homens e mulheres), os homens gostam mais das moças com bastante maquiagem. Ou seja, as fotos nas quais as modelos estão mais maquiadas foram para o grupo “ela está mais atraente para homens”.

Segundo os pesquisadores (Alex L. Jones, Robin S.S. Kramer e Robert Ward), esse julgamento sobre a preferência masculina está errado. Ao comparar o que homens e mulheres colocaram no grupo “ela está a mais atraente para mim”, viu-se que são as mulheres que acham mais bonitas as modelos usando um pouco mais de maquiagem.

Reprodução/The Quarterly Journal of Experimental Psychology

Sequência de fotos mostra a modelo sem maquiagem, 50% pintada e totalmente maquiada (à dir.)

A pesquisa mostra que é ainda mais gritante a diferença entre aquilo que a gente gosta (pessoalmente), daquilo que achamos que os outros vão gostar. “Observadores dos dois sexos acreditam que as outras pessoas preferem as modelos com níveis maiores de maquiagem do que eles mesmos”, diz o texto.

De acordo com o resultado da pesquisa, homens e mulheres têm o gosto parecido para maquiagem. Em média, ambos preferem as moças 50% maquiada e nunca 100%. Os resultados sugerem que as mulheres estão usando mais maquiagem para pareceram mais atraente para outras pessoas, mas há uma percepção equivocada do gosto alheio.

Para os pesquisadores, existe o consenso de que os homens gostam mais das moças com a maquiagem mais carregada. Porém, na esfera individual, “os homens podem achar que essas alterações são enganosas e escondem pontos importantes na hora de escolher alguém”.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Pesquisa mostra que mulheres com menos maquiagem são mais atraentes

Deixe o seu comentário