Mãe gentil

MAE_BRASILCarlos Bezerra Jr.

Escrito pelo sacerdote holandês Henri Nouwen, o livro “A volta do filho pródigo” apresenta lições sublimes usando como inspiração a parábola conhecida e a pintura homônima de Rembrandt exposta no Museu Hermitage, em São Petersburgo (Rússia). Entre várias observações repletas de sensibilidade, Nowen mostra que o pai retratado no quadro tem uma mão masculina e outra feminina. Enquanto uma oferece segurança e força, a outra afaga e conforta. Ao mesmo tempo, protege e acaricia.

Hoje “conhecemos em parte” (1Co 13.12), portanto é natural o artifício de recorrer aos atributos maternos para ampliar a compreensão da grandeza divina. Como afirmou o papa João Paulo I em seu curto pontificado, “Deus é Pai e Mãe”. A singularidade do amor que a mãe nutre por seus filhos ajuda a ilustrar a nobreza do sentimento daquele que nos amou primeiro.

Num dia de festa não quero listar tantas mazelas do país. Navegar pela Internet nos deixa apreensivos ao ver nuvens escuras que pairam sobre a nossa nação jovem e sofrida. No entanto, hoje é dia de a esperança reviver. Basta observar o caráter incondicional do amor de uma mãe para lembrar que “a graça de Deus, assim como a água, sempre escorre para a parte mais baixa” (Philip Yancey).

Minha homenagem às mães que nesta manhã de domingo enfrentam filas longas e a humilhação da revista íntima para poder receber o abraço de seus filhos encarcerados. Às mulheres bolivianas trancadas em cubículos insalubres e exploradas em jornadas intermináveis, reafirmo meu compromisso de contribuir para colocar um ponto final nesse capítulo triste da nossa história. Deus nos ajude a libertar esses braços para que possam acolher seus filhos carentes de afeto e dignidade.

Enquanto existir mães por perto, o amor jamais será sufocado. Esse repositório de energia e de sensibilidade deve nos inspirar a gerar um novo país, trazendo à existência o lirismo do Hino Nacional: “dos filhos deste solo és mãe gentil”. Parabéns a todas as mães desta Pátria amada!

fonte: Facebook

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Mãe gentil

Deixe o seu comentário