Joaquim Barbosa antecipa aposentadoria e deixa o STF em junho

Ministro Ricardo Lewandowski assumirá o comando do Supremo no 2º semestre. Barbosa já comunicou sua decisão à presidente Dilma Rousseff

DE SAÍDA – Joaquim Barbosa decide se aposentar do Supremo (foto: Jose Cruz/Abr)

DE SAÍDA – Joaquim Barbosa decide se aposentar do Supremo (foto: Jose Cruz/Abr)

Talita Fernandes e Laryssa Borges, na Veja on-line

O ministro Joaquim Barbosa resolveu antecipar sua aposentadoria e deixará a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) em junho. A decisão de Barbosa, antecipada pelo Radar on-line na manhã desta quinta-feira, já foi comunicada à presidente Dilma Rousseff e ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

Um dos mais importantes presidentes da história do Supremo Tribunal Federal (STF), Barbosa deixará o cargo precocemente: sua aposentadoria compulsória ocorreria somente em outubro de 2024. Sua passagem curta – no dia 25 de junho, serão onze anos – pelo comando da mais alta corte do país foi marcada por duros embates com os demais ministros e críticas pelo perfil centralizador. Indicado ao cargo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa foi o relator e depois conduziu o maior julgamento criminal da história do Supremo, que terminou com a prisão dos condenados do mensalão e sinalizou o fim da impunidade de políticos corruptos no Brasil.

Nesta quinta, Renan recebeu a visita de Barbosa em seu gabinete. Na saída do encontro, tornou pública a decisão do ministro: “Motivo [do encontro] surpreendente e triste: o ministro veio se despedir, ele estará deixando o Supremo Tribunal Federal”, disse. Barbosa deixou a reunião e seguiu para o gabinete do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). “O presidente veio de uma forma gentil e respeitosa que vai se aposentar antes do recesso”, disse Alves.

Nos corredores do Congresso, Barbosa não quis comentar sua decisão: “Num momento oportuno eu vou me pronunciar”, disse. Segundo o presidente da Câmara, Barbosa afirmou que vinha amadurecendo sua decisão há três meses e que brincou sobre seu futuro: disse que pretende ver os jogos da Copa do Mundo.

Barbosa comunicou a presidente Dilma Rousseff de sua aposentadoria na noite desta quarta-feira. Com sua saída, o vice-presidente do STF, Ricardo Lewandowski, assumirá a cadeira.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Joaquim Barbosa antecipa aposentadoria e deixa o STF em junho

3 Comentários

  1. Ronaldo disse:

    Não deveria nem ter ocupado esse cargo. Venal e parcial. Fora!!!

  2. Marco disse:

    Já vai MUITO tarde, já prejudicou e muito o Brasil, agora vai viver no “bem-bom” as custas da República.

  3. Antonio disse:

    os ratos fazem festa

Deixe o seu comentário