Pessoas que preferem gatos a cachorros são mais inteligentes

Cats And Dogs Hugging

Dog people x Cat people: os donos de gatos e cachorros possuem mais diferenças do que imaginamos. Enquanto os amantes de gatos são mais introvertidos e inteligentes, quem prefere os cães segue a linha mais extrovertida e energética.

Rejane Borges, no Sphere

Estudo feito pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Carroll em Waukesha, Wisconsin, nos Estados Unidos, mostra que as pessoas que preferem os gatos aos cachorros são mais inteligentes.

d2c4ddb2614064e5106f9aa0dcffe64e
Segundo o estudo, as pessoas que afirmaram ser amantes de cães, possuem uma personalidade mais extrovertida e animada, sendo também pessoas que costumam seguir uma vida regrada, sem a tendência de sair da famosa zona de conforto. Por outro lado, os amantes dos felinos eram mais introvertidos e sensíveis, porém, mais abertos a novas ideias e conceitos do que os amantes dos cães. Cat lovers foram reconhecidas pelo estudo como sendo pessoas não-conformistas, preferindo agir por conveniência, e não por regras ou valores morais. O estudo também afirma algo que é certo despertar a rivalidade entre os dois grupos: os amantes de gatos pontuaram melhor no teste de inteligência do que os amantes de cachorros.Os pesquisadores entrevistaram 600 estudantes universitários, avaliando as respostas referente às vantagens que eles encontram em ser donos de cães ou gatos. Para eles, a melhor qualidade do cão é ser uma boa companhia; do gato é ser carinhoso. Os participantes também responderam a uma série de perguntas para avaliar a sua personalidade.

a8b9807d2349e04515aaf751da8ba8fb

“Parte da razão para as diferenças de personalidade pode estar relacionada com os tipos de ambientes determinados, pelos donos, para os gatos e cães”, disse a pesquisadora Denise Guastello, professora associada da Universidade de Carroll.

Denise diz que não fica surpresa com o resultado do estudo. Para ela, o estudo faz sentido no que se refere ao comportamento dos donos dos animais: “uma pessoa que gosta de cachorro precisa ser mais animado, porque vai precisar de energia para passear com o cão e ensinar o animal socializar. Já quem escolhe os gatos como companhia tende a ser mais quieto e reservado e, por isso, mais introspectivo, preferindo o ambiente dentro de casa”, afirma.

Dos entrevistados 60% afirmaram gostar mais de cães. Apenas 11% se identificam como preferindo os gatos. O restante afirmou que se identifica com ambos.

4b157eaccf2b14d24d29a16f028e05a4
Denise também afirma que as pessoas escolhem seus animais com base em suas próprias personalidades. Por exemplo , os gatos são muitas vezes vistos como animais independentes que mantêm a si mesmos, e vivem de acordo com o que é conveniente para eles. Não seguem nenhuma regra se isso não lhes convém. Os donos tendem a ser da mesma maneira.Estudar as razões pelas quais as pessoas escolhem um tipo de animal de estimação ao outro, colabora para entender a interação entre humanos e bichos, além de ajudar no desenvolvimento da Terapia Animal, levando a melhores relacionamentos entre proprietários e animais, disse a pesquisadora.

Como o estudo envolveu estudantes universitários, não se sabe se os resultados se aplicam a outros grupos etários, disse Denise Guastello. Mas, estudos anteriores tiveram resultados semelhantes. Um estudo de mais de 4.500 pessoas, em 2010, já tinha avaliado que os amantes de cães tendem a ser mais extrovertidos.

O estudo apresentou os resultados na Association for Psychological Science.

5652f4fd007ac402873d30279bdd8c2f

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Pessoas que preferem gatos a cachorros são mais inteligentes

Deixe o seu comentário