Anatomia de um hoax: como e por que eu pus o Selton Mello em Game of Thrones e o que dá pra aprender com isso

Publicado por Felipe Venetiglio

Ontem à tarde eu descobri o Shrturl. É daqueles serviços tão simples e tão óbvios que te deixam com inveja de não ter pensado antes. Achei genial.

Na hora, lembrei de uma frase que li nesse (ótimo, por sinal) artigo sobre marketing de conteúdo no blog do Noah Kagan.

“Research has shown that there’s zero correlation between people reading and sharing content. Which means a good chunk of people share content without even reading it.”

Fazia todo sentido aproveitar que a ferramenta ainda era nova e brincar com isso. Pra maximizar isso eu queria explorar também o fato de que qualquer coisa que sai num site gringo ganha repercussão aqui. E que jeito melhor de explorar esse complexo de vira-latas do que colocar na jogada o meme do brasileiro que faz algo legal lá fora?

A ideia se escreveu sozinha: SELTON MELLO em Game of Thrones.

Pesquisei, achei um site tosco publicando os últimos rumores sobre a escalação de elenco e em 20 minutinhos tinha isso em mãos (o link expira 48 horas depois então tá o print aí abaixo).

fake-selton-rep2

Fiz um post no Facebook pouco antes das 19h. Meus amigos comentaram. Um ou outro sacou que era pilha, e eu atento apaguei e avisei que eu que tinha feito e queria ver até onde ia. Eles entraram na onda e compartilharam, assim como outros amigos que caíram (mal, galera).

Mandei um tweet. Só 3 retweets. Mas alguém pegou o link e jogou no twitter mesmo assim. A Dilma Bolada compartilhou (mas mesmo antes disso a velocidade já era bem grande). Aí começou a sair em blogs e logo tava no EGO. Tava feito o estrago.

No fim:

  • mais de 145.000 acessos na página (e contando);
  • 521 tweets com a url;
  • 4.500 tweets com “Selton Mello” nas últimas 24 horas (usei o Topsy);
  • 3717 compartilhamentos no Facebook (usei esse counter);
  • 13363 likes no Facebook;
  • Matérias no Ego, Bandeirantes, UOLO Dia e sei lá quantos sites (agora só tem link pras retratações);
  • Trending topic no Brasil durante quase o dia inteiro.

Depois que começaram os dementidos, surgiram as retratações, alguns tiraram mesmo do ar e a essa altura já tem até matéria sobre como rolou no Youpix e n’O Globo.

tumblr_inline_n6rsps29qy1qdfr9i

Mas a melhor parte? Tão até agora confirmando o Selton Mello em outras séries e paradas. O meme vai durar 3 dias, mas como pai tô orgulhoso.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Anatomia de um hoax: como e por que eu pus o Selton Mello em Game of Thrones e o que dá pra aprender com isso

Deixe o seu comentário