Dez espadas famosas de filmes, games e séries

img-1024136-galerias-espadas-abre

Publicado na Rolling Stone

Excalibur, Agulha , Ferroada… Algumas espadas são tão importantes no contexto em que estão inseridas que se tornam, basicamente, personagens de filmes, séries e videogames. Elas têm personalidade, vontade própria e, acima de tudo, são vitais para o andamento das histórias. Veja dez exemplos de espadas que marcaram a história do entretenimento.

img-1024123-galeria-espadas-excalibur

A Excalibur era de vital importância para Uther Pendragon. Quem conseguisse tirar a espada, encravada em uma rocha, seria nomeado o herdeiro do trono, ou seja, futuro rei. O escolhido pela arma foi Arthur, retratado em filmes como A Espada Era a Lei, Rei Arthur e até na comédia Monty Python em Busca do Cálice Sagrado.

img-1024125-galeria-espadas-agulha

A Agulha foi um presente de despedida de Jon Snow à sua irmã Arya, que iria para Porto Real com o pai. Inicialmente, a arma era ridicularizada por alguns personagens de Game of Thrones. Contudo, após o treinamento de Arya com o espadachim Syrio Forel, o objeto deixou de ser tão “inofensivo”.

img-1024126-galeria-espadas-harry-potter

Só um verdadeiro membro da Grifinória pode retirar a espada de Godric Gryffindor do chapéu Seletor. É o que acontece com Harry Potter em A Câmara Secreta e Neville Longbottom em As Relíquias da Morte: Parte 2. Em ambos os filmes da cinessérie, a arma foi usada para executar cobras – no segundo longa, o basilisco, e no oitavo, Nagini, o “bichinho de estimação” de Voldemort.

img-1024127-galeria-espadas-ferroada

A Ferroada foi fabricada por elfos na Primeira Era. O apelido, contudo, foi dado por Bilbo Bolseiro, que a encontrou em uma caverna em O Hobbit: Uma Jornada Inesperada. Posteriormente, Bilbo passou a arma para Frodo, em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel. A grande vantagem de Ferroada é que ela irradia uma luz azul quando os monstruosos “orcs” se aproximam.

img-1024128-galeria-espadas-zelda

A Espada Mestra é a única arma capaz de derrotar Ganon, em A Lenda de Zelda. Ela pode ser encontrada em diferentes locais em cada episódio – o único game em que ela não aparece é Majora’s Mask. Lembre-se: “A Espada Mestra cuja lâmina sagrada o mal nunca irá tocar.”

img-1024129-galeria-espadas-vorpal

A Vorpal foi citada inicialmente no poema “Jabberwocky”, escrito por Lewis Carroll, que conta a história de um garoto que vai à caça de um monstro e retorna vitorioso após cortar sua cabeça com a espada. Em seguida, a arma foi inserida no RPG Dungeons & Dragons. Na adaptação de Tim Burton de Alice no País das Maravilhas, a protagonista também usa a Vorpal para derrotar o Jabberwocky.

img-1024130-galeria-espadas-bride

A Katana de Beatrix Kiddo, a.k.a. The Bride, foi forjada por Hattori Hanzo em Kill Bill, mestre que convenceu a personagem a deixar a aposentadoria. O objetivo principal de The Bride era matar Bill, mas ela acabou assassinando muitas – mas muitas – pessoas no caminho.

img-1024131-galeria-espadas-sabre-de-luz

Bem, os Sabres de Luz não são bem espadas – há fãs de Star Wars que odeiam que eles sejam associados à arma. Contudo, são utilizados pelas duas ordens mais importantes da cinessérie: Os Siths (com objetivo de agressão e tortura física) e os Jedis (que os enxergam como uma forma de defesa e conexão com a Força).

img-1024132-galeria-espadas-espada-justiceira

A Espada Justiceira é absolutamente vital para os ThunderCats, felinos sobreviventes do ataque dos mutantes Plun-Darr ao planeta natal deles, conhecido como Thundera. E é justamente o Olho Místico de Thundera, incrustado na empunhadura da arma, a fonte do poder de Lion-O, Cheetara, Panthro, Tygra, WilyKit, WilyKat e Snarf.

img-1024135-galeria-espadas-batleth

A bat’leth foi criada inicialmente por Dan Curry, produtor de efeitos especiais da franquia Stark Trek. A arma tem quatro punhos, enquanto sua lâmina é equipada com quatro pontas. Réplicas da espada estão disponíveis para venda. Contudo, existe um largo debate sobre a criminalização da bat’leth, já que ela foi usada por criminosos para cometer assassinatos.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Dez espadas famosas de filmes, games e séries

Deixe o seu comentário