Segredo da felicidade é abandonar o Facebook por 99 dias, defende campanha na internet

Ação é resposta a estudo feito pela rede para entender emoções de usuários

Homem segura um celular com o programa do Facebook 'Home' (foto: Justin Sullivan/Getty Images)

Homem segura um celular com o programa do Facebook ‘Home’ (foto: Justin Sullivan/Getty Images)

Publicado na Veja on-line

No final de junho, o Facebook foi alvo de críticas ao realizar, sem o consentimento dos usuários, uma pesquisa para entender as emoções dos cadastrados na rede. O serviço modificou o modo como 600.000 pessoas visualizavam seus conteúdos e mapeou as reações às alterações. Em resposta à ação, a agência holandesa Just criou a campanha “99 Days of Freedom”, que incentiva usuários a deixar o Facebook por 99 dias. Ao final da experiência, eles devem contar como o hiato afetou a sua noção pessoal de felicidade.

Segundo o diretor de arte da agência, Merijn Straathof, o projeto surgiu depois de uma discussão de ideias acerca do controverso estudo de sentimentos da rede social. Durante o bate-papo, um dos integrantes perguntou: “Como você se sente se não usar o Facebook?”. A questão, segundo os colegas de Straathof, era realmente pertinente. “Foi assim que surgiu a campanha”, contou Straathof ao site da revista Time.

Considerando que cada um dos 1,2 bilhão de usuários do Facebook passa, em média, 17 minutos conectado ao site diariamente, ficar 99 dias longe da rede social representariam 28 horas livres por pessoa. Segundo o publicitário holandês, a ação sem fins lucrativos incentiva que os participantes utilizem esse tempo com trabalhos voluntários, aprendendo novas habilidades e compartilhando em um fórum tudo o que fizeram ao invés de acessar o site.

O objetivo da campanha não é motivar as pessoas a cancelar seus perfis. Durante a ação de aproximadamente três meses, os usuários devem substituir suas fotos por um logotipo da “brincadeira”. “O Facebook é uma plataforma incrível. Somos usuários fiéis do serviço e acreditamos que há muitas razões para amá-lo. Sentimos, no entanto, que existem óbvios benefícios emocionais na moderação”, afirma Straathof. Até o momento, a campanha, lançada nessa quinta-feira, já conquistou a simpatia de 2.600 adeptos.

 

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Segredo da felicidade é abandonar o Facebook por 99 dias, defende campanha na internet

Deixe o seu comentário