Crianças chinesas são as melhores em finanças; veja ranking

Pela primeira vez, o Pisa avaliou os conhecimentos em matemática financeira das crianças e jovens do mundo; veja o resultado

Estudantes coreanos: Pisa fez teste sobre matemática financeira com 30 mil jovens no mundo (foto: JUNG YEON-JE/AFP/Getty Images)

Estudantes coreanos: Pisa fez teste sobre matemática financeira com 30 mil jovens no mundo (foto: JUNG YEON-JE/AFP/Getty Images)

Guilherme Dearo, na Exame

Ir bem ou mal em Matemática não significa, necessariamente, entender tanto assim de finanças.

É isso o que mostrou uma recente pesquisa do Pisa 2014 (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, em português), o maior e mais importante teste mundial de educação, da OCDE.

Tradicionalmente, o Pisa testa o conhecimento de crianças e adolescentes em matemática, leitura e ciências. A prova é feita em 65 países, incluindo o Brasil.

Dessa vez, um teste inédito foi aplicado em 18 países, para 30 mil jovens na faixa dos 15 anos de idade, visando os conhecimentos em matemática financeira.

A lógica se manteve na primeira colocação: os estudantes da região de Xangai, na China, se saíram melhor. Xangai também teve o melhor resultado em matemática no teste anterior.

Contudo, os estudantes obtiveram uma pontuação inferior em relação à prova de matemática. Logo em seguida, vieram países que não tinham ido tão bem em matemática, mas foram melhor agora.

Veja o resultado:

País Pontuação
China (Xangai) 603
Bélgica 541
Estônia 529
Austrália 526
Nova Zelândia 520
República Tcheca 513
Polônia 510
Letônia 501
Média da prova 500
Estados Unidos 492
Rússia 486
França 486
Eslovênia 485
Espanha 484
Croácia 480
Israel 476
Eslováquia 470
Itália 466
Colômbia 379

Apena 1 entre 10 estudantes tirou nota máxima na prova. Para o Pisa, esse resultado significa que o estudante sabe resolver exercícios de finanças que não se limitam aos problemas rotineiros, do dia-a-dia.

Estes jovens conseguiram ver o mundo financeiro de uma maneira mais ampla. Conseguiram, por exemplo, calcular balanços financeiros de bancos a partir de extratos bancários ou entender o funcionamento do imposto de renda.

 

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Crianças chinesas são as melhores em finanças; veja ranking

Deixe o seu comentário