Bíblia fracassa em dar respostas, diz ex-pastor

EhrmanPublicado por Livraria da Folha

Bart D. Ehrman, ex-pastor e chefe do departamento de estudos religiosos da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, considera que a Bíblia fracassa em dar respostas para uma questão fundamental: o sofrimento.

A existência do sofrimento no mundo passou a ser um pensamento obsessivo enquanto ele ainda era pastor e comprometido com o cristianismo e com o seu rebanho. Essa obsessão o fez vasculhar a Bíblia.

“Para mim, o problema do sofrimento se tornou o problema da fé”, escreve Ehrman em “O Problema com Deus”. “Algumas pessoas acham que conhecem as respostas. Ou não se incomodam com as perguntas”.

Ehrman aprendeu nas mensagens bíblicas que Deus, por amor, interfere para socorrer seus fiéis em momentos difíceis. Assim, Ele ajudou o povo escolhido a escapar da escravidão no Egito, curou os doentes e alimentou os famintos.

“Onde está esse Deus agora?”, questiona. “Se Deus interferiu para livrar os exércitos de Israel de seus inimigos, por que não interfere agora quando exércitos de tiranos sádicos atacam de forma selvagem e destroem aldeias, cidades e mesmo países inteiros?”

“Por que uma criança –uma simples criança!– morre de fome a cada cinco segundos? A cada cinco segundos.”

No livro, ele analisa as Escrituras e apresenta uma série ensinamentos conflitantes, principalmente na questão do sofrimento, algo que o autor considera uma dos temas mais fascinantes da humanidade e o que o levou a perder a fé.

Abandonar o cristianismo não foi uma tarefa fácil para Ehrman. “Eu fui embora esperneando, querendo desesperadamente me aferrar à fé que conhecia desde a infância e da qual me tornara íntimo a partir da adolescência. Mas eu tinha chegado a um ponto em que não podia mais acreditar”, conta.

“Eu finalmente reconheci a derrota, me dei conta de que já não podia acreditar no Deus da minha tradição e reconheci que era um agnóstico: eu não ‘sei’ se existe um Deus; mas acho que se houver um, ele certamente não é aquele proclamado pela tradição judaico-cristã”.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Bíblia fracassa em dar respostas, diz ex-pastor

3 Comentários

  1. Marivaldo disse:

    Esse coitado parece que passou o tempo contando quantos letras e quantas palavras existem na Bíblia. Mas como Deus é misericordioso e deu a ele o Livre Arbítrio, com o tempo e pelas suas escolhas e descobertas, ele poderá descobrir os caminhos que o levará para a Sabedoria e ao encontro de Deus!

  2. Talvez a resposta que esse ex-pastor estava buscando estivesse mais perto dele do que imagina. Quando ele diz que não podia mais acreditar no “Deus da sua tradição”, quase fica claro que o relacionamento que ele teve com Deus nunca foi algo pessoal. E se ele lesse com mais atenção a Bíblia, notaria que nem sempre Deus inserviu em favor de Israel. Outras vezes a intervenção demorou para que o povo pudesse ter consciência de seus caminhos tortuosos. Muitas pessoas inocentes morreram nos tempos bíblicos também por causa da maldade humana e do pecado. Se o ser humano tem semeado o mal por essa terra, o que ele espera colher? Engraçado que ele deseja que Deus intervenha nas horas difíceis dos seres humanos, mas quando Deus deseja intervir em outras situações na vida dos homens, esses mesmos não querem que Deus se meta em suas vidas.

Deixe o seu comentário