‘Black blocs’ são ‘esquerda caviar’, diz juiz que negou liberdade a jovens

Rafael Lusvargh e Fabio Hideki Harano (à esq.) foram presos (foto: Avener Prado/Folhapressapós protesto anti-Copa na av. Paulista)

Rafael Lusvargh e Fabio Hideki Harano (à esq.) foram presos (foto: Avener Prado/Folhapressapós protesto anti-Copa na av. Paulista)

Giba Bergamim Jr., na Folha de S.Paulo

O juiz da 10ª Vara Criminal, Marcelo Matias Pereira, disse que os “black blocs” –que promovem manifestações com depredação de patrimônio público e privado– atuam ao gosto do que ele chamou de “esquerda caviar”.

Esse termo –de origem francesa– costuma ser usado para designar ativistas que dizem ser de esquerda, defendem socialismo, mas que usufruem de todos os benefícios do capitalismo.

A declaração está na decisão proferida pelo juiz, na última sexta-feira (1º), quando ele negou um pedido de liberdade para Fábio Hideki Harano e Rafael Lusvarghi.

Segundo o juiz, os “black blocs” atentam contra os poderes constituídos, desrespeitando as leis e os policiais que têm o dever de preservar a ordem, a segurança e o direito de manifestação pacífica.

“Além de descaradamente atacarem o patrimônio particular de pessoas que tanto trabalharam para conquistá-lo, sob o argumento de que são contra o capitalismo, mas usam tênis da Nike, telefone celular, conforme se verifica nas imagens, postam fotos no Facebook e até utilizam uma denominação grafada em língua inglesa, bem ao gosto da denominada esquerda caviar”, afirma o juiz.

Para o magistrado, as manifestações no país perderam a legitimidade por causa da infiltração dos “black blocs”.

Segundo ele, as atitudes dos manifestantes violentos tiraram o direito dos que buscavam se manifestar pacificamente. De acordo com o juiz, ficou provado que Hideki e Lusvarghi tinham “liderança sobre as massas”.

Para o advogado de Hideki, Luiz Eduardo Greenhalgh, a manifestação do juiz foi “absolutamente ideológica”.

“Isso [declaração do juiz] me lembrou a época da ditadura militar, da lei de Segurança Nacional, sem nenhum fundamento”, disse Greenhalgh.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for ‘Black blocs’ são ‘esquerda caviar’, diz juiz que negou liberdade a jovens

Deixe o seu comentário