Estudante que coloriu de marrom ilustrações da Turma da Mônica, em Nova Iguaçu, festeja a repercussão de sua atitude na prova

2014-755818219-2014092980150.jpg_20140929

publicado no Extra

O desenho da Turma da Mônica na capa da prova era apenas ilustrativo, menos para Cleidison de Sena Coutinho, de 10 anos. O aluno do 5º ano da Escola municipal Professora Irene da Silva Oliveira, em Vila de Cava, Nova Iguaçu, resolveu colorir a ilustração com lápis marrom para representar o negro e viu seu desenho ganhar as redes sociais.

Ainda surpreso com a dimensão que sua atitude tomou, o estudante se disse cansado de só ver personagens brancos e revelou que não foi a primeira vez que tomou tal atitude.

— Já fiz isso algumas vezes, mas nunca na escola, muito menos numa prova. Mas estou cansado de só ver personagens brancos. Sou muito orgulhoso de ser negro — afirma Cleidison.

Ontem, no primeiro dia de aula após o caso ganhar repercussão, ele foi festejado na escola pelos colegas de turma:
— Fiquei muito sem graça. Estou assustado ainda. Todo mundo veio falar comigo.

protesto-prova-monica

Para a professora que divulgou o desenho, Joice Oliveira Nunes, Cleidison nada mais fez do que uma manifestação artística contra a falta de representatividade das crianças negras nos desenhos.

— Nós temos sim personagens negros, mas são muito poucos — comenta Joice.

Já a mãe dele, Maria Inês de Sena, é só orgulho da atitude de Cleidison, que foi elogiada até pelo cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma do Mônica.

— Meus filhos são todos negros e fico feliz pela atitude que ele teve — analisa.

A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Marcondes, considerou a atitude bastante positiva e elogiou a atitude do aluno:

— Trabalhamos com ações afirmativas para valorizar o negro. Organizamos trabalhos e feiras nas escolas sobre a cultura africana.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Estudante que coloriu de marrom ilustrações da Turma da Mônica, em Nova Iguaçu, festeja a repercussão de sua atitude na prova

1 Comentário

  1. […] cotas nas universidades federais para alunos que estudaram em escolas públicas 8h Pavablog Estudante que coloriu de marrom ilustrações da Turma da Mônica, em Nova Iguaçu, festeja a reperc… publicado no Extra O desenho da Turma da Mônica na capa da prova era apenas ilustrativo, menos […]

Deixe o seu comentário