Nova rede social começa a despontar; Facebook vai ter o destino do Orkut?

publicado no InfoMoney

O Facebook começa a ter dor de cabeça, após a rede social Ello começar a despontar nos Estados Unidos – a ponto de ter problemas no servidor de tantos acessos. Com o sucesso repentino, uma dúvida começa a surgir: será o destino do Facebook o mesmo que teve o Orkut, a antiga rede social dominante no Brasil e que foi desativada nesta terça-feira (29)?

Talvez. Um estudo mostrou que o Facebook deverá perder até 80% dos usuários até 2017, uma queda muito parecida como o Orkut teve, ou que o MySpace teve antes dele, a ponto de ser vendido por uma pequena fração do preço alguns anos depois. Essa movimentação já começou entre os mais jovens, que começam a abandonar o Facebook por causa da entrada de seus pais, tios e avós.

Só que este não é o único motivo pelo qual as pessoas abandonam o Facebook. A Ello aposta em outra razão de descontentamento: a presença de muitos anúncios e a venda de informações dos usuários para empresas. Há, portanto, uma percepção de que o Facebook quer a todo custo monetizar e que uma rede “livre” de interesses econômicos seria melhor para o usuário.

6254_2_L

A Ello nasce com esse propósito, e isso vem dando certo: a rede registra cerca de 30 mil novos usuários por hora. Como é necessário um convite para entrar na rede, cada um é vendido por até US$ 100 em sites como o eBay – por outros usuários. O movimento foi fortalecido por uma decisão do Facebook de banir usuários que não usam nomes reais.

Mas dificilmente o Facebook será destruído pelo Ello. No momento, o Facebook é uma companhia estruturada, que atrai alguns dos melhores nomes no setor de tecnologia, e que tenta sempre criar novas ferramentas. A Ello é uma empresa de poucas pessoas que distribui um serviço gratuito com a possibilidade de ter problemas estruturais em muito em breve.

Um dos grandes problemas do Orkut, por exemplo, eram os constantes problemas em servidores que impediam o uso contínuo da rede. O Facebook entendeu o quanto isso incomodava e minimizou ao máximo os problemas com servidores. Atento às demandas do usuário, o Facebook tenta fazer com que a experiência seja a melhor possível para os usuários – são eles que garantem o lucro da empresa.

A Ello porém, talvez comece a cobrar uma mensalidade para usar a rede, admitiu o fundador e CEO (Chief Executive Officer) da empresa Paul Budnitz. É a única saída para que a empresa consiga lidar com as questões financeiras da rede social sem monetizar as informações de seus clientes. Se a rede se transformar no Facebook-killer ou não, só o tempo dirá.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Nova rede social começa a despontar; Facebook vai ter o destino do Orkut?

2 Comentários

  1. […] Nova rede social começa a despontar; Facebook vai ter o destino do Orkut? […]

  2. Luizmar disse:

    Acredito que um dia o facebook terá o mesmo destino do orkut, é só uma questão de tempo…

Deixe o seu comentário