Coca-Cola é multada após objeto ser achado dentro de garrafa

coca-cola

Publicado no Estadão

Um fabricante da Coca-Cola foi multado após um consumidor achar um objeto estranho dentro de uma garrafa. A Uberlândia Refresco, no Triângulo Mineiro, foi autuada em R$ 665.623,33 após ser denunciada pelo Ministério Público de Minas Gerais.
De acordo com o MP-MG, a multa é administrativa e se deve à fabricação do refrigerante “com vício de qualidade”. O laudo que embasou a decisão foi realizado pela Fundação Ezequiel Dias, sendo que o consumidor fez a denúncia diretamente à Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão de Uberlândia.
Ele narrou ter comprado uma Coca-Cola de 1 litro em um supermercado do município, mas antes de abrir percebeu a presença de um corpo estranho no seu interior, parecendo um palito enrolado em um plástico. A garrafa foi encaminhada ao laboratório que fez análise constatando a impropriedade do produto.
O promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Uberlândia, Fernando Rodrigues Martins, diz não existir dúvida sobre o vício de qualidade do produto. “A garrafa passou por duas instituições públicas, as quais mantiveram o produto fechado. Ela foi aberta apenas para se verificar existência ou não de sabotagem”, contou.
Qualidade. Segundo ele, a olho nu era possível ver que havia algo dentro da garrafa no meio do líquido. Para Martins, situações assim indicam falha no sistema do fabricante, o que coloca em risco toda a população. O valor arrecadado com a multa vai para o Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, mas ainda cabe recurso.
A Coca-Cola Brasil não quis se pronunciar a respeito, sob o argumento de que a resposta cabe à própria fábrica. De acordo com a assessoria da companhia, nesse caso o porta-voz é o fabricante e é ele quem deve se manifestar, pois até “na questão jurídica é a indústria que está sendo citada”.
A multa foi anunciada nesta segunda-feira, 29, e a fábrica em Uberlândia anunciou que deverá apresentar recurso. Ela informou ter um rigoroso sistema de controle de qualidade e argumentou que, em casos de reclamação de produto em desacordo com os padrões, “o Código de Defesa do Consumidor determina a troca ou o ressarcimento, mediante entrega da embalagem pelo consumidor”.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Coca-Cola é multada após objeto ser achado dentro de garrafa

Deixe o seu comentário